Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Presidente do BC prevê sistema de pagamentos instantâneos até fim de 2020

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, destacou nesta quarta-feira, 6, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, duas iniciativas da instituição que estão em andamento, com foco no mercado bancário: o open banking e o sistema de pagamentos instantâneos.
Ao tratar do open banking - que trata da disponibilização dos dados dos clientes entre as diferentes instituições -, Campos Neto afirmou que isso vai gerar competição no mercado. "Hoje os donos dos dados são os bancos. O open banking vai obrigar o banco a abrir os dados quando ele quiser. É um movimento grande que estamos fazendo para gerar competição", afirmou Campos Neto.
O presidente do BC disse ainda que o sistema de pagamentos instantâneos permitirá operações sete dias por semana, 24 horas por dia. Assim, haverá menos demanda por dinheiro vivo nas transações.
Campos Neto afirmou ainda que o sistema de pagamentos instantâneos deve ser lançado no Brasil até o fim do ano que vem.
"O Fed Federal Reserve acabou de anunciar que terá um sistema de pagamento instantâneo em 2023 ou 2024. Nós teremos em 2020", pontuou Campos Neto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar