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Comércio espera movimentar R$ 153 milhões em compras com Dia das Crianças em Fortaleza

Os brinquedos ainda lideram a lista de compras, seguida pelos smartphones, bicicletas e videogames
14:00 | Out. 08, 2019
Autor Jullie Vieira
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Jullie Vieira Repórter
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Tipo Notícia

O comércio de Fortaleza espera movimentar R$ 153 milhões no Dia das Crianças. A data comemorada no próximo sábado, 12, deve atrair às lojas consumidores que deixaram para comprar aquele presente especial na última hora. A expectativa mostra um número igual à 2018.

De acordo com a pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE) 45,4% dos consumidores devem ir às compras. Outro dado do levantamento apontou que potencial de consumo do fortalezense promete aquecer o comércio local.

A pesquisa também revelou que 7,9% da população entrevistada ainda não se decidiu sobre o assunto, podendo ampliar o impacto dessa data comemorativa. O perfil dos entrevistados que respondeu afirmativamente sobre a intenção de compras mostra preponderância dos consumidores do sexo masculino (49,9%), com idade entre 21 e 35 anos (52,8%) e com renda familiar entre três e seis salários mínimos (61,0%).

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Dos que ainda pretendem comprar presentes, 70,7% comprarão pelo menos dois produtos. A compra de brinquedos tem a franca maioria das intenções de compras, com 72,1% das respostas, seguido de artigos de vestuário (28,3%), calçados (5,8%), bicicletas (4,2%) e celulares e smartphones (3,5%).

O consumidor espera um gasto médio de R$ 191 e utilizará, preferencialmente, o pagamento à vista (71,7% das respostas) ou através do uso de cartão de crédito (34,0%). Quanto ao provável local de compra, predominam os shopping centers (37,7%), centros comerciais (28,3%) e lojas de rua (24,9%). Os consumidores que foram entrevistados revelaram que as promoções e políticas de preços serão fundamentais para atrair sua atenção, com 50,2% e 38,8% de citação, respectivamente.

Os brinquedos lideram a preferência na hora das compras

Os brinquedos lideram a listas de compras em todos os grupos, mas serão mais procurados pelos consumidores do sexo masculino (73,3%), com idade abaixo dos 20 anos (76,0%) e renda familiar superior a seis salários mínimos (89,7%).

Já na procura por artigos de vestuário possui predominância feminina (33,1%), dos consumidores com idade entre 21 e 35 anos (31,5%) e do grupo com renda familiar inferior a três salários mínimos (30,5%). Os calçados foram citados por 5,8% dos entrevistados, sendo preferido pelas mulheres (8,3%), pelo grupo com idade entre 21 e 35 anos (7,7%) e renda familiar entre três e seis salários mínimos (9,8%).

As bicicletas foram citadas por 4,2% dos consumidores que pretendem comprar presentes, principalmente pelas mulheres (4,5%), pelo grupo com idade inferior a 20 anos (6,0%) e com renda familiar mensal inferior a três salários mínimos (5,0%). Finalmente, os celulares e smartphones, com 3,5% de intenção de compra, são preferidos pelas mulheres (4,3%), do estrato etário com idade superior a 36 anos (4,6%) e renda familiar mensal superior a seis salários mínimos (5,3%).

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