Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Venda de veículos novos cresce 8% no Ceará, diz Fenabrave

No Brasil, o mercado de veículos novos cresceu 10,1% em setembro ante igual mês do ano passado
13:43 | Out. 02, 2019
Autor Com Agência Estado
Foto do autor
Com Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O mercado de veículos novos cresceu 10,1% em setembro ante igual mês do ano passado, informou nesta quarta-feira, 2, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em balanço divulgado a jornalistas. Já no Ceará, foram vendidas 10.550 unidades em setembro. A quantidade foi 3,79% menor do que no mês anterior, quando foram emplacados 10.966 veículos. 

Apesar do fraco resultado de setembro, no Ceará, no acumulado do ano após nove meses foram vendidos 89.933 veículos. No mesmo período do ano passado haviam sido comercializadas 83.217 unidades, fazendo com que o desempenho do comércio de automóveis melhore 8% em um ano.

No Brasil, foram 234,8 mil unidades vendidas no mês passado, em soma que considera os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O volume, contudo, se comparado a agosto, representa queda de 3,3%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As variações foram influenciadas principalmente pela diferença de dias úteis. Setembro deste ano teve dois dias úteis a mais que igual mês do ano passado. Na conta pela média diária, que busca tirar esse efeito, o mercado ficou praticamente estável nessa comparação. Já agosto teve um dia útil a mais. Pela média, a variação sobre o mês anterior foi de alta de 1,2%.

Acumulado

No acumulado do ano até setembro, as concessionárias brasileiras registraram 2,029 milhões de emplacamentos, expansão de 9,9% em relação a igual período do ano passado.

Segmentos

No País, na categoria de veículos leves, que soma os segmentos de automóveis e comerciais leves, foram registrados 223,2 mil emplacamentos em setembro, avanço de 9% sobre igual mês do ano passado. Já na comparação com agosto, houve recuo de 3,2%. No acumulado do ano, foram licenciadas 1,935 milhão de unidades, alta de 8,7%.

No mercado de caminhões, as concessionárias venderam 9,3 mil unidades no nono mês do ano, crescimento de 38,7% em relação a setembro de 2018. No entanto, na comparação com agosto, houve retração de 2,9%. De janeiro a setembro, foram vendidas 74,7 mil unidades, expansão de 40,6%.

No caso do segmento de ônibus, as vendas somaram 2,3 mil unidades em setembro, alta de 19,8% ante o volume de setembro do ano passado. Sobre o resultado de agosto, contudo, houve contração de 14,5%. De janeiro a setembro, o mercado acumula 19,8 mil vendas, aumento de 47% em relação a igual intervalo de 2018.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar