Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Indústria tem pequena melhora, mas segue no ritmo lento de 2018, diz CNI

Os Indicadores Industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que a atividade do setor registrou uma pequena melhora em agosto, com aumento nas horas trabalhadas, no faturamento e na Utilização da Capacidade Instalada (UCI). De acordo com o estudo, o faturamento do setor cresceu pelo terceiro mês consecutivo e apresentou alta de 0,6% em agosto em relação a julho, na série com ajuste sazonal.
As horas trabalhadas também tiveram aumento, de 0,6%, assim como a UCI, que cresceu 0,1 ponto porcentual, chegando a 78,1%.
A melhora, no entanto, não alcança o emprego, que segue estável e sem reação desde 2017, nem a massa salarial e o rendimento médio real, que registraram queda em agosto, de -0,7% e -0,4%, respectivamente.
"A indústria continua a registrar índices de atividade próximos aos observados no fraco ano de 2018", cita o levantamento divulgado nesta terça-feira, 1º de outubro, pela CNI.
Conforme o estudo, "embora tenham registrado variações positivas no mês, os índices de faturamento, horas trabalhadas e UCI seguem inferiores aos registrados em agosto do ano passado. Deste modo, seguem mostrando queda no acumulado nos oito primeiros meses do ano - exceto a UCI, que registra crescimento de 0,1 ponto porcentual nessa comparação", acrescenta.
Emprego, massa salarial e rendimento médio também mostram queda nas comparações com 2018, cita.
"A expectativa é que o ritmo atual de recuperação se mantenha nos próximos meses. Não há, contudo, perspectiva de aceleração desse movimento, de forma que o resultado da indústria para 2019 dificilmente irá se descolar muito do de 2018. A indústria ainda tem estoques em excesso e não há expectativa que a demanda se acelere muito até o fim do ano, limitando o ritmo de atividade do setor", avalia o economista da CNI Marcelo Azevedo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar