Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Inadimplência cai 1% em agosto ante julho e 3,2% em 12 meses, diz Boa Vista

A inadimplência do consumidor brasileiro caiu 1% em agosto ante julho, de acordo com dados da Boa Vista que descontam os efeitos sazonais. Já na comparação com o mesmo período de 2018, houve alta de 1,3%. O indicador acumula queda de 4% no ano e de 3,2% em 12 meses.
A Boa Vista ressalta que o índice tem oscilado nos últimos meses, com queda em junho e avanço em julho, mas que o acumulado em 12 meses não se alterou do mês passado para cá.
A empresa de informações de crédito alerta, no entanto, para a possibilidade de aumento da inadimplência devido ao elevado nível de desocupação e subutilização da mão de obra no Brasil.
A empresa lembra que a inadimplência vem caindo no País desde o final de 2016, mas que o patamar historicamente baixo alcançado em 2017 proporcionou uma redução dos juros e um aumento da concessão de crédito.
Segundo a Boa Vista, os problemas no mercado de trabalho brasileiro "somados à lenta recuperação da renda, aumentam o risco de que a expansão recente dos empréstimos resulte em maior inadimplência."
Para a Boa Vista, a liberação dos recursos do FGTS pode melhorar a situação financeira das famílias e ajudar a frear o possível crescimento da inadimplência. "De qualquer forma, uma retomada mais vigorosa e generalizada do crédito aos consumidores, sem aumento dos riscos, segue condicionada à evolução do mercado de trabalho e do endividamento das famílias", afirma a empresa.
Dados Regionais
A pesquisa da Boa Vista analisa, ainda, dados regionais de inadimplência. No acumulado em 12 meses até agosto, as cinco regiões do País registraram queda do indicador.
O maior recuo foi no Sul, de 6,7%, seguido do Centro-Oeste, onde o indicador caiu 4,6%, e do Nordeste, onde houve queda de 3,1%. Já no Norte e no Sudeste, as baixas foram de 2,6% e 2,2%, respectivamente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar