Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

4 das 5 atividades de serviços crescem em maio ante abril

10:04 | Jul. 12, 2019
Autor -
Foto do autor
- Autor
Tipo Notícia

Embora o volume de serviços prestados tenha ficado estável em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, houve aumento em quatro das cinco atividades pesquisadas pela Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Sozinhos, os serviços de transportes seguraram o setor, com queda de 0,6% na atividade na passagem de abril para maio. Segundo Rodrigo Lobo, gerente da PMS, a atividade de transportes, que vem fraca desde o fim do ano passado, pesa em torno de 30% do setor de serviços investigado pelo IBGE.
Nas altas, o destaque foram os serviços de informação e comunicação, atividade de maior peso na PMS (com 33% do setor), cujo volume cresceu 1,7% em maio ante abril. Também cresceram os serviços prestados às famílias (0,5%), os serviços profissionais, administrativos e complementares (0,7%) e os outros serviços (2,6%).
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Assembleia retoma atividades com homenagem aos mortos pela Covid-19 no Brasil

AL-CE
13:14 | Ago. 05, 2021
Autor Filipe Pereira
Foto do autor
Filipe Pereira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) iniciou nesta quarta-feira, 5, as atividades do segundo semestre letivo de 2021 após o recesso parlamentar. Antes do pronunciamento oficial, o presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT), pediu um minuto de silêncio aos deputados para prestar homenagem as 560 mil pessoas mortas pela Covid-19 no Brasil. 

Após a chegada no coronavírus em março de 2020, os deputados enfrentam o quarto semestre legislativo consecutivo com o desafio de focar em ações voltadas ao combate do vírus e em projetos que amenizem as consequências socioeconômicas na vida da população cearense. O presidente aproveitou seu primeiro pronunciamento para sair em defesa das urnas eletrônicas e criticar os ataques do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ao sistema eleitoral vigente e às instituições brasileiras.

Nas ações relativas a pandemia, Evandro Leitão fez ainda um retrospecto das ações do Pacto contra o Coronavírus, dos últimos 15 dias. A iniciativa da Casa conta com a parceria com outras 15 instituições públicas e privadas. Em quase duas semanas, o projeto promoveu visitas pelo interior do Ceará com o objetivo de reforçar o cadastro da vacinação e as informações sobre as medidas sanitárias contra a pandemia. 

Segundo o parlamentar, a partir de agosto, começa um segundo momento, quando devem ocorrer reuniões regionalizadas, de forma virtual, a fim de ouvir as demandas do setor produtivo de cada região. "O setor produtivo foi um dos mais impactados durante a pandemia, e o Estado já tomou alguma iniciativas no sentido de diminuir esse impacto, como a liberação de crédito para os micro e pequenos empreendedores, mas ainda há outras demandas, e precisamos ouvir cada região e suas especificidades”, disse em entrevista à rádio FM Assembleia. 

LEIA MAIS l Sob comando de Evandro Leitão, Assembleia fará debates nas 14 macrorregiões do Ceará

"Partimos em uma agenda para fortalecer a conscientização sobre a importância da vacina e dos cuidados sanitários. Queria aqui agradecer a todos os 18 parceiros e entidades que integram o pacto, em especial a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), bem como o Ministério Público Federal e o Ministério Público, que estão desempenhando um grande serviço para a população cearense", disse o presidente. 

Segundo o pedetista, a comitiva reforçou as medidas preventivas contra o coronavírus e potencializou os cadastros para vacinas em 16 municípios. No total, o grupo passou por: Sobral, Tianguá, Viçosa do Ceará, Crateús, Tauá, Aracati, Morada Nova, Canindé, Baturité, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Camocim, Granja, Quixeramobim e Iguatu. 

Como início das atividades do Agosto Lilás, o deputado destacou ainda campanhas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. "Não poderia deixar de citar a inauguração da nova estrutura da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) que tem na frente a deputada Augusta Brito". Representantes de Câmaras Municipais e da Assembleia ampliaram as discussões sobre ações de proteção à mulher após o recente caso de agressão do DJ Ivis contra ex-mulher Pamella Holanda.

Na ocasião, Evandro também destacou que a prova do concurso público da AL, que recebeu 33 mil inscritos, será ministrada em 7 de novembro. Anunciado ainda em 2019, o concurso da AL prevê o preenchimento de 100 vagas, sendo 70 de nível superior e 30 de nível médio. 

O presidente também comentou sobre o projeto de lei de autoria da Mesa Diretora, e aprovado pela Casa, que autoriza a AL a adquirir e distribuir 10 mil cestas básicas por mês para a população cearense enquanto durar o decreto de calamidade pública do estado. A proposta surgiu a partir de uma campanha de arrecadação promovida em março deste ano, quando foram arrecadadas 33 toneladas de alimentos para distribuição para população em situação de vulnerabilidade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

IBGE lança novo aplicativo de conversão de altitudes

Geral
13:13 | Ago. 05, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança hoje (5) um aplicativo com um novo modelo para conversão de altitudes, o hgeoHNOR2020, disponível para uso apenas no Portal do IBGE. Mais rápido e mais preciso que o antecessor, o aplicativo possibilita o acesso a grandes volumes de informação em poucos minutos.

Essas informações são necessárias, por exemplo, em grandes projetos de irrigação ou de geração hidrelétrica. De maneira simples, a altitude significa o quão alto é um território, o que impacta diretamente no escoamento de massas líquidas, como a água.

Há duas formas de medir a altitude. A mais comum leva em consideração o nível do mar e a força da gravidade, ou seja, a elevação de um ponto qualquer da superfície terrestre em relação ao nível zero ou nível dos oceanos. É ela que encontramos registrada na maioria dos mapas e nos livros escolares. Mas existe ainda a altitude geométrica, adotada pelos sistemas de satélites, como o GPS.

Desde a década de 1990, o IBGE oferece modelos com aplicativos que fornecem o fator para conversão das altitudes calculadas com o GPS para valores compatíveis com o nível do mar. O primeiro aplicativo foi o MAPGEO92, resultado de um esforço conjunto do IBGE e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP).

Desde então, foram lançadas novas versões desses modelos e respectivos aplicativos. O mais recente até hoje era o MAPGEO2015. Agora, de acordo com o IBGE, o hgeoHNOR2020 permite aos usuários diminuir a incerteza da conversão das altitudes para menos da metade em relação aos resultados do modelo anterior. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Reino Unido: PMI de serviços (final) cai a 59,6 em julho

ECONOMIA
07:26 | Ago. 04, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços do Reino Unido recuou de 62,4 em junho a 59,6 na leitura final de julho, informou a CIPS e a IHS Markit. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam 57,8. O PMI composto do país passou de 62,2 em junho a 59,2 em julho, na mínima em quatro meses, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira. Tanto o setor de serviços quanto a indústria tiveram perda de impulso na recuperação durante o mês de julho, aponta o levantamento. (Com informações da Dow Jones Newswires).
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PMI de serviços da Alemanha (final) sobe a 61,8 em julho

ECONOMIA
07:22 | Ago. 04, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da Alemanha avançou de 57,5 em junho a 61,8 na leitura final de julho, informou nesta quarta-feira a IHS Markit. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam 62,2. A consultoria destaca que o número é a máxima da série histórica da pesquisa, iniciada "mais de 24 anos atrás". O dado foi impulsionado pelas novas encomendas, com as companhias contratando mais pessoal no ritmo mais forte já registrado no levantamento. O PMI composto da economia da Alemanha subiu de 60,1 em junho a 62,4 em julho, novo recorde, superando o até então estabelecido em junho de 2006. A IHS Markit diz que houve avanço forte da atividade tanto no setor de serviços quanto no industrial. (Com informações da Dow Jones Newswires).
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

IBGE: grande parte da alta do desemprego se deve à volta ao mercado de trabalho

ECONOMIA
13:24 | Jul. 30, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Grande parte do aumento no número de desempregados na comparação deste ano com 2020 se deve a um movimento de volta dos trabalhadores ao mercado de trabalho, disse nesta sexta-feira Adriana Beringuy, analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mais cedo, o IBGE informou que o País tinha 14,795 milhões de desempregados no trimestre encerrado em maio, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), um aumento de 16,4% em relação a igual trimestre móvel de 2020. São 2,085 milhões de pessoas a mais na fila do desemprego, procurando trabalho.
Com isso, a taxa de desemprego passou de 12,9% no trimestre encerrado em maio de 2020 para 14,6% no trimestre terminado em maio último. O contingente de desempregados vem se mantendo nas máximas da série histórica da Pnad Contínua, iniciada em 2012.
Segundo Adriana, a alta no desemprego na comparação com um ano antes se deve a uma particularidade da crise causada pela covid-19 sobre o mercado de trabalho. Num primeiro momento da pandemia, trabalhadores que perderam seus empregos, formais ou informais, ficaram em casa, sem procurar trabalho, por causa das restrições ao contato social. Pelas metodologias internacionais seguidas pelo IBGE, só é considerado desempregado quem está em busca de emprego.
"Muitas pessoas, embora não estivessem trabalhando, não estavam procurando", afirmou Adriana, em entrevista coletiva para comentar os dados. Com a passagem do tempo, a flexibilização de medidas de restrição ao contato social e a necessidade de buscar renda levaram os trabalhadores a voltar ao mercado, buscando emprego ativamente. "Em termos de desocupação, grande parte do crescimento tem a ver com as circunstâncias (da pandemia)", completou Adriana.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags