Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

PGR confirma conversa de Maia com Raquel Dodge sobre reforma da Previdência

Antes de retornar à Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira, 9, para abrir a sessão do plenário que irá deliberar sobre a reforma da Previdência, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se encontrou pessoalmente com a procuradora-geral da União, Raquel Dodge, para conversar sobre a PEC. O encontro foi confirmado há pouco pela assessoria da PGR, que não deu detalhes sobre a conversa.
A bancada do PT na Câmara protocolou nesta terça-feira uma representação junto à Procuradoria-Geral da República para cobrar investigação da suposta compra de votos por meio de liberação de emendas ao Orçamento para garantir votos a favor da aprovação da reforma da Previdência. A representação pede que se investigue o presidente Jair Bolsonaro e os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Economia, Paulo Guedes.
A iniciativa surgiu após denúncias de que o governo havia prometido liberar R$ 40 milhões em emendas para cada deputado que votar a favor da proposta. O documento cobra da PGR o acompanhamento da execução orçamentária e a liberação de emendas para identificar eventuais ilícitos civil, administrativo, penal ou crime de responsabilidade.
Na representação, o partido afirma que a liberação de emendas apenas para os que apoiarão a reforma dá uma vantagem a esses deputados em suas bases eleitorais, o que poderia interferir na campanha municipal de 2020. "A liberação de recurso visando fazer com que os beneficiários (parlamentares e correligionários) cheguem ao pleito municipal em condições mais vantajosas, em detrimento dos demais candidatos, configura, desde logo, grave abuso do poder político e financeiro (às custas do erário), devendo ser obstado imediatamente, para que o próprio sistema democrático e a lisura do pleito não sejam antecipadamente comprometida", diz o texto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar