Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Aumenta expectativa de investimento das indústrias cearenses em 2019

Em comparação com 2018, há um aumento de 10% na expectativa de investimento das indústrias cearenses
22:21 | Jul. 08, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma pesquisa de investimentos divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) indica que 80% das indústrias de transformação cearense que responderam à consulta já investiram ou pretendem investir este ano. Em comparação com 2018, há um aumento de 10% na expectativa de investimento das indústrias cearenses.

Em 2018 cerca de 70% das indústrias realizaram algum tipo de investimento, valor abaixo da expectativa de investimentos de 80% de acordo com a Pesquisa de Investimentos de 2017, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Observatório da Indústria da Fiec. Desse total, 60% dos investimentos em 2018 foram executados na continuação de projetos anteriores e 40% na realização de novos projetos.

Esses investimentos foram majoritariamente destinado para a aquisição de máquinas e equipamentos, respondendo por 79,2% dos investimentos. Aquisição de novas tecnologias e capacitação de pessoal apareceram em seguida, com 8,3% e 6,3%, respectivamente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Assim como no ano passado, a maioria dos investimentos em 2019 é destinada para o prosseguimento de antigos projetos (56%). A maioria desses investimentos - 49,1% - deve se destinar para a aquisição de bens de capital. Ademais, a aquisição de novas tecnologias deve corresponder a 16,4% dos investimentos previstos para 2019. Para este ano, algumas empresas devem priorizar a melhoria de marketing e vendas (10.9%) e P&D (5,5%), áreas que não foram priorizadas em 2018.

Tais investimentos de 2019 devem objetivar prioritariamente três fatores. Para 29,1% das indústrias, o principal objetivo será a melhoria do processo produtivo atual; para 27,3% será a introdução de novos produtos; e para 23,6% deverá ser o aumento da capacidade da linha atual de produção. Além disso, a manutenção da capacidade produtiva e a introdução de novos processos produtivos tende a ser o principal objetivo de investimento em 2019 para 7,3% das indústrias de transformação que participaram da pesquisa.

Por fim, no que diz respeito ao destino final desses investimentos, a grande maioria deve buscar atender às necessidades do mercado interno. 81,8% das indústrias afirmaram que os investimentos se destinarão ao atendimento somente do mercado interno ou principalmente do mercado interno, enquanto 14,5% assinalaram tanto mercado interno como externo como principal mercado consumidor em 2019 e apenas 3,6% priorizarão o mercado externo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar