PUBLICIDADE
Economia
NOTÍCIA

Taxa de juros interbancária na China cai ao menor nível desde 2009

13:52 | 26/06/2019
Os custos de crédito interbancário de curto prazo na China caíram aos níveis mais baixos em uma década, enquanto reguladores buscam reassegurar os mercados que se assustaram após o governo assumir o comando de um banco em apuros no mês passado.
A taxa overnight Shibor, que é uma medida de taxas de juro de empréstimos de um dia, caiu a 0,99% nesta quarta-feira, o nível mais baixo desde 2009. Conhecida como taxa interbancária oferecida de Xangai, ela é a média de taxas de empréstimos interbancários relatadas por um grupo de bancos com altos ratings de crédito.
A Shibor é usada por alguns bancos como taxa de referência para empréstimos comerciais de curto prazo. Outra medida de taxa interbancária, a taxa de recompra de um dia, caiu de 2,23% no fim do mês passado para 1,09% na terça-feira.
O movimento nas taxas interbancárias aparenta estar relacionado com uma série de medidas do Panco Popular da China (PBoC, na sigla em inglês) para bombear liquidez para dentro do mercado de dinheiro após a estatização de um pequeno banco em apuros, o Baoshang Bank, na província nortista de Mongólia Interior. A tomada enervou o setor financeiro e mandou custos de crédito em mercados de recompra a níveis mais altos para bancos pequenos.

Agência Estado