Participamos do

Maior parte dos brasileiros prefere perder voo a perder bagagem, aponta pesquisa

A consulta diz ainda que 83% dos brasileiros preferem viajar no assento ao lado da janela em vez daqueles localizados no corredor
22:52 | Mai. 06, 2019
Autor Wanderson Trindade
Foto do autor
Wanderson Trindade Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quem viaja pelos aeroportos do Brasil afora carrega consigo necessariamente pelo menos duas importantes preocupações: o cuidado com o horário do voo e a atenção com a própria bagagem. Apesar de ambos os pontos causarem dor de cabeça aos passageiros, existe aquele problema que é “mais preferível” em relação ao outro. Isso é o que aponta a empresa de gerenciamento de viagens Carlson Wagonlit Travel (CWT).

Recente pesquisa da CWT indicou que 66% dos brasileiros preferem perder o voo a perder sua bagagem. O dado é superior ao das três regiões analisadas: Américas (54%); Europa (52%); e Ásia Pacífico (50%).

Na consulta, foram entrevistados ao redor do mundo mais de 2,7 mil viajantes corporativos – que são aqueles que, diferentemente dos turistas, viajam em nome de empresas para fechar negócios, participar de reuniões, fazer vendas, etc., no país de origem ou no Exterior.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Paulo Alencar é advogado que trabalha em causas aéreas e diz que, quando perde o voo, a culpa é “inteiramente do passageiro”, que chega atrasado no embarque. Quando o voo atrasa ou é cancelado, no entanto, é possível buscar da companhia aérea a realocação em outras aeronaves e cobrar indenização moral.

“Quanto à bagagem o procedimento é mais difícil, pois lá tem as coisas que a pessoa estava levando, como pertences e documentos. Nesse caso, é preciso entrar em contato com a companhia aérea, mas tendo de comprovar tudo o que tinha dentro da mala. É possível receber reparação de danos materiais e também morais, pelo estresse passado com o extravio”, explica.

Pesquisa CWT

O estudo da CWT detectou ainda que há maior preferência pelos assentos ao lado da janela em vez daqueles localizados nos corredores dos aviões. Nas regiões analisadas, a predileção é de 71% na Ásia Pacífico; 65% na Europa; e 59% nas Américas. Entre os brasileiros, o número chega a 83%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags