Participamos do

Pesquisa revela variação de preços de produtos consumidos na Semana Santa em Fortaleza

Pescados, vinhos e ovos de Páscoa de 15 estabelecimentos de 11 bairros da Capital passaram pela pesquisa
19:00 | Abr. 09, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Páscoa está chegando e a procura no comércio pelos itens para a data fica cada vez mais intensificada. Produtos como ovos de chocolates, vinhos, pães e pescados fizeram parte de uma pesquisa realizada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) e pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) para orientar os consumidores e apresentar dicas de como economizar na hora das compras.

Pelo menos 15 estabelecimentos em 11 bairros da Capital receberam a visita de equipes do Decon entre os dias 1° e três de abril. Foram pesquisados 51 itens de pescados, 57 itens de ovos de páscoa, das principais marcas nacionais, observadas as diversas gramaturas, e 72 itens entre as marcas de vinhos nacionais e importadas, disponíveis nesses locais. Durante o levantamento, as equipes do Decon identificaram diferenças em preços entre as lojas das mesmas redes, e a variação de cada produto e valores.

Os pescados apresentaram uma maior variação nos preços do filé de salmão, que chegou em até 405,03%, fazendo com que esse item fosse para o topo da lista dos produtos mais caros. A lista tem no segundo lugar o filé de tilápia, com variação de 288,78%. De acordo com o Decon, esse item surpreende por esta colocação no ranking, pois se trata de uma espécie de produção local. No grupo dos pescados chamou atenção por não apresentar uma baixa nas ofertas, o que pode comprometer a procura dos itens nesse período.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os ovos de Páscoa foram os produtos que mais apresentaram variação na pesquisa. O “Surpresa Dinossauro”, de 150 gramas, da Nestlé, teve variação de 89,75%. Seguindo a lista, a variação de 68,57% foi no ovo de páscoa “Sonho de Valsa”, de 330 gramas, da Lacta. Entre os ovos de páscoa, a equipe do Decon alertou que os preços apresentados evidenciam uma variabilidade significativa, além de ter sido constatada a redução de peso de alguns itens em comparação aos itens comercializados anteriormente.

No grupo dos vinhos, o produto que apresentou a maior variação foi o “Quinta dos Barcelos 750 ml bordô suave”, variando 173,65%. Assim como o primeiro, em segundo lugar, ficou o Trapiche Astiac, apresentando variação de 152,81%.

Dicas para os consumidores

Pescados

Observe atentamente as condições de armazenamento (evite pescados com cheiro forte, abdômen flácido, olhos murchos e sem brilho e guelras pálidas). Verificado o aspecto do produto, não tire o olho da balança, que deve possuir o selo de inspeção do Inmetro;

A pesagem deve ser feita na presença do consumidor, assim como o empacotamento do produto;

Outros cuidados devem ser observadas para quem optar pelo produto embalado ou em conservas. Neste caso, o consumidor precisa conferir na embalagem se há um rótulo com o nome do fornecedor, o prazo de validade, o país de origem do produto e se há o selo de inspeção federal, estadual ou municipal.

Ovos de Páscoa

Verifique se o rótulo informa composição do produto, identificação do fabricante e peso. O peso líquido do chocolate deve ser indicado de forma clara, excluindo o valor da embalagem e dos possíveis brindes;

Fique atento à embalagem, que precisa estar em boas condições de armazenamento, sem violação e indicando a validade do produto;

No caso de ovos com brindes, a embalagem deve conter informações como faixa etária adequada e selo do Inmetro, que atesta a qualidade do brinquedo e garante a segurança das crianças. Verifique sempre o tamanho do brinde para evitar acidentes.

Vinhos

No local de venda, o produto não pode estar armazenado próximo a fontes de calor ou exposto ao sol, nem perto de produtos de limpeza e higiene;

A rotulagem deve trazer informações, em português, sobre: identificação do fabricante (produtor, engarrafador, endereço do local de produção), composição, data de envasamento, nome, marca, classe, tipo de natureza do produto, número de registro no Ministério da Agricultura, conteúdo líquido, graduação alcoólica e aditivos quando empregados, bem como condições de armazenamento. Vinhos importados devem seguir as mesmas regras de rotulagem dos nacionais, com todas as informações em língua portuguesa.

O rótulo da bebida alcoólica deve conter a seguinte advertência: “Evite o consumo excessivo de álcool”, em atendimento à Lei 9.294/1996.

Fale com o Decon

As dúvidas e denúncias podem ser esclarecidas ou registradas anonimamente no Decon, que localiza-se à Rua Barão de Aratanha, 100, Centro de Fortaleza, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo telefone (85) 3452.4505 ou no site www.mpce.mp.br/decon. No interior do Estado, o Programa possui unidades em Juazeiro do Norte, Sobral, Maracanaú, Crato, dentre outras. Saiba onde encontrar unidades do Decon aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags