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Produtos mais procurados para a Páscoa têm aumento de 17,15%, diz FGV

De acordo com a instituição, a aceleração da inflação foi puxada pelo preço da batata-inglesa, que apresentou 78,83% de alta
00:11 | Mar. 28, 2019
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A inflação dos produtos mais procurados da Páscoa registrou alta. Entre abril de 2018 e março de 2019, o acréscimo foi de 17,15%, segundo revelou a pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com a instituição, a aceleração da inflação foi puxada pelo preço da batata-inglesa, que apresentou 78,83% de alta. Além disso, outros destaques ficaram por conta da Couve (21,17%), o Bacalhau (19,35%) e o Atum (10,36%), que obtiveram aumento.

A inflação de Páscoa volta a crescer após dois anos em baixa. Segundo a FGV, em 2017 e 2018, o percentual foi de 4,55% e 2,87%, respectivamente. O número apurado pelo instituto fica acima do Índice de Preços ao Consumidor 10 (IPC-10), que registrou acréscimo de 4,37%.

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Igor Lino, pesquisador do FGV IBRE e responsável pelo levantamento, disse que a alimentação tem acumulado alta no início do ano, influenciada pelo período chuvoso. Ele acrescentou que a questão climática tornou-se um desafio para as lavouras. "(isso) acaba impactando na oferta e, consequentemente, no preço dos alimentos", completou.

Em contrapartida, outros produtos apresentaram reajuste abaixo da inflação média registrada pelo IPC-10. É o caso de bombons e chocolates (3,64%), sardinha em conserva (2,83%), azeitona em conserva (2,73%), ovos de galinha (2,08%) e azeite (1,13%). Os peixes frescos (4,67%) tiveram aumento próximo do IPC-10.

A FGV ressaltou que, no caso dos chocolates, os ovos de páscoa não foram contemplados durante a apuração.

A inflação média do País para março, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) variou 0,54%, o que representa a maior alta para um mês de março desde 2015, quando contabilizado 1,24%. Os dados foram divulgados nessa terça-feira, 26, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

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