PUBLICIDADE
Economia
Nesta sexta-feira

CDL e Procon realizam evento para resolução de problemas no Dia do Consumidor

Nesta sexta-feira, 15, evento na sede da CDL contará com palestra do presidente da OAB-CE sobre principais direitos dos consumidores

23:04 | 13/03/2019

O Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira, 15, terá ações especiais realizadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pelo Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) em Fortaleza. A programação vai proporcionar linha direta com cerca de 40 empresas com objetivo de identificar e solucionar a demanda dos consumidores da Capital.

Entre as 9 horas e as 13 horas, representantes de bancos, operadoras de cartão de crédito, lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, concessionária de energia, operadoras de telecomunicações e planos de saúde vão disponibilizar o atendimento às críticas e sugestões dos consumidores na sede da CDL, no Centro.

No local, haverá uma unidade do Procon Móvel que vai registrar reclamação, denúncia, orientação jurídica e distribuição gratuita de material educativo. Caso as empresas não atendam à demanda dos consumidores, poderá ser aberto processo administrativo, o qual pode resultar em multa de até R$ 12,7 milhões, de acordo com o Procon.

A programação do evento também inclui palestra sobre “Os Direitos do Consumidor e a harmonização na relação de consumo”, ministrada pelo presidente da seccional cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Erinaldo Dantas. O momento será realizado no auditório Raimundo Cabral, com objetivo de elucidar o segmento empresarial sobre os principais direitos dos consumidores, o que evitaria infrações às leis.

Levantamento do Procon Fortaleza aponta para o registro de 9.380 queixas entre 20.504 atendimentos realizados ao longo de 2018. Em relação ao ano anterior, houve aumento de 6,6% no total de reclamações. O ranking de críticas é liderado por cartões de crédito, que contam com 2.959 protestos. Na sequência vem contratos (escolas, imobiliárias, seguradoras), com 1.913 registros, e prestação de serviços de água e esgoto, com 1.659 ligações.

Redação O POVO Online