Participamos do

PAUTA DE ECONOMIA - TERÇA-FEIRA, 19

11:58 | Fev. 19, 2019
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
FGV/MONITOR/PIB/2018 - O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,1% no ano de 2018, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Segundo a FGV, o resultado decepcionou e a constatação é de que "foi um ano perdido".
REFORMA/PREVIDÊNCIA - Segue o cenário de apreensão em relação aos trâmites da reforma da Previdência. A atenção no momento está ligada aos desdobramentos da saída de Gustavo Bebianno da Secretaria-Geral da Presidência e à espera da entrega da proposta da reforma, na quarta-feira, na Câmara. Com objetivo de medir o apoio dos deputados à proposta, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), incluiu na pauta de votação desta terça projeto que permite os Estados transformar dívidas que têm a receber em títulos, oferecidos ao mercado para antecipar recursos, em uma operação conhecida como securitização.
ARRECADAÇÃO/RECEITA/JANEIRO - A Receita Federal divulga nesta terça-feira, no período da tarde, o resultado da arrecadação de tributos federais e contribuições previdenciários do mês de janeiro.
SERASA/VAREJO/JANEIRO - As vendas do comércio varejista no País subiram 0,9% em janeiro ante dezembro, quando houve queda de 0,1%, conforme a Serasa Experian. No confronto com o primeiro mês de 2018, houve expansão de 9,5%.
FGV/ICOMEX/JANEIRO - A balança comercial fechou janeiro com um superávit de US$ 2,2 bilhões, segundo os dados do Indicador do Comércio Exterior (Icomex), divulgado nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Porém, se retirado o impacto das importações feitas das plataformas de petróleo - influenciadas pelas mudanças do Repetro, regime fiscal do setor de óleo e gás - o saldo aumenta para US$ 3 bilhões.
SENADO/CAE/SABATINA/BC/CAMPOS NETO - A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) reúne-se nesta terça-feira. Em pauta, a apreciação dos nomes de Roberto Campos Neto, indicado para a presidência do Banco Central, e de Bruno Serra Fernandes e João Manoel Pinho de Mello, indicados para a diretoria do BC. Na reunião, no entanto, serão apenas lidos os relatórios e concedida vista coletiva automática. A sabatina e a apreciação propriamente dita dos nomes ocorrerão na próxima semana.
FGV/ANTECEDENTES - A FGV divulga nesta terça-feira, no início da tarde, os indicadores de Ciclo da Economia Brasileira - Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE) e Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE) - referentes a janeiro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente