Participamos do

PAUTA DA AGÊNCIA ESTADO - SÁBADO, 9

12:25 | Fev. 09, 2019
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
POLÍTICA
CÂMARA/RODRIGO MAIA/ENTREVISTA - Reeleito presidente da Câmara com 334 votos e sem a ajuda do Palácio do Planalto, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) deu o primeiro troco no governo dias após ser reconduzido ao cargo. Ele negou pedido da equipe do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que queria ter uma sala nas dependências da Casa para despachar diretamente com os deputados. A tentativa do Planalto de fazer um "puxadinho" na Câmara foi classificada por Maia como algo "bobo". (MATÉRIA ENVIADA)
MOURÃO/EVANGÉLICOS/ISRAEL - O discurso independente e a desenvoltura do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) desgastaram a relação do Palácio do Planalto com o setor evangélico, considerado fundamental na eleição do presidente Jair Bolsonaro. Nos últimos dias, líderes de igrejas que durante a campanha apoiaram explicitamente o candidato do PSL e representantes do segmento no Congresso expuseram a insatisfação com o vice, principalmente após ele se manifestar contra a transferência da embaixada brasileira em Israel para Jerusalém. (MATÉRIA ENVIADA)
LAVA JATO/JOÃO SANTANA/COMPOSITOR - O marqueteiro João Santana, condenado na Operação Lava Jato por lavagem de dinheiro, e desde outubro do ano passado em prisão domiciliar, voltou a fazer letras de música com parceiros do antigo Grupo Bendegó - entre eles Winston Barreto, o Gereba, de 73 anos, e em plena atividade artística. Santana tem 66. "Depois de 40 anos, voltamos a compor", disse Gereba. "Já fizemos 12 músicas, e o João continua aquele poeta fera, de alto nível, muito melhor do que antes" (MATÉRIA ENVIADA)
SENADO/PRESIDÊNCIA/82º VOTO - Mais de uma semana depois da tumultuada eleição no Senado que alçou Davi Alcolumbre (DEM-AP) para o comando da Casa, a pergunta segue válida: quem é o autor do 82.º voto depositado na urna? (MATÉRIA ENVIADA)
ECONOMIA
PREVIDÊNCIA/IDADE - A fixação de uma mesma idade de aposentadoria (65 anos) para homens e mulheres, defendida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, é uma das principais polêmicas na proposta de reforma da Previdência. E, prevendo um duro debate - mesmo o presidente Jair Bolsonaro já se manifestou contra isso -, a equipe econômica tenta afiar o discurso que será adotado para defender a idade mínima igual.
FAST FOOD/MEGA-HAMBÚRGUERES - Grandes redes de fast-food iniciaram uma verdadeira guerra dos sanduíches gigantes, com muitos ingredientes, para conquistar os consumidores dispostos a ingerir, sem culpa, muitas calorias. Em janeiro, o McDonald’s lançou um hambúrguer com dez fatias de bacon. No rival Burger King, chama a atenção um lanche que leva quatro hambúrgueres, muitas camadas de queijo e nada menos que 2,3 mil calorias. Na semana passada foi a vez do Bob’s, que relançou um sanduíche com um hambúrguer maior, de 160 gramas.
GERAL
CARNAVAL/ERA BOLSONARO - Este é o primeiro carnaval da era bolsonarista, tá ok? A questão do viés ideológico, tantas vezes citada pelo presidente, estará presente (e onipresente) na folia dos blocos, escolas de samba, fantasias e marchinhas. "É bom Jair arrumar uma desculpa/ Por que o major já conversou com coronel/ E o general já decretou/ Se tiver outro escarcéu/ O capitão vai ser expulso do quartel", cantam os Marcheiros, em uma das mais de dez composições do grupo inspiradas no atual governo.(MATÉRIA ENVIADA)
CARNAVAL/ERA BOLSONARO/RIO - Protagonista do primeiro escândalo ligado ao presidente Jair Bolsonaro após sua eleição, o ex-assessor parlamentar Fabrício Queiroz inspirou um grupo de foliões cariocas a criar o Essa é do Qróiz. Mas, assim como Queiroz não compareceu ao Ministério Público do Estado do Rio para prestar depoimento em nenhuma das quatro vezes em que foi convidado até agora, os foliões também planejam não comparecer ao desfile do bloco. "Só vamos aparecer para desfilar se o Queiroz aparecer para depor", conta o produtor cultural Ricardo de Moraes, de 60 anos, um dos criadores. (MATÉRIA ENVIADA)
BRUMADINHO/DESAPARECIDOS/FAMÍLIAS - Dezenas de familiares de pessoas cujos corpos não foram localizados 15 dias após a tragédia de Brumadinho, a cerca de 60 quilômetros de Belo Horizonte, vivem o drama da ausência dos parentes após o desmoronamento da barragem, que deixou um rastro de morte e destruição e um risco de vítimas jamais serem achadas. Até ontem, a lista de buscas na área do desastre contava 182 desaparecidos. (MATÉRIA ENVIADA)
VARIEDADES
MUSICAL/ELIS & TOM - Elis Regina volta a ser tema de um musical. Depois de Elis - A Musical (2013), que consagrou Laila Garin no papel principal, agora será a vez de Elis & Tom - O Musical, que estreia em junho, no Rio de Janeiro. Com produção da Aventura Entretenimento, que também criou o outro espetáculo, Elis agora será vivida por Lilian Menezes, que conhece muito bem o personagem: ela era a substituta direta de Laila e, quando esta adoeceu e ficou muitos dias fora de cena, Lilian assumiu com galhardia, arrancando aplausos e admiração pela sua interpretação.
CINEMA/MINHA FAMA DE MAU - Mais do que qualquer contrato, a simples palavra bastou para selar o compromisso entre o diretor Lui Farias e Erasmo Carlos para a realização de Minha Fama de Mau. "Conheço o Erasmo desde garoto, quando meu pai (o cineasta Roberto Farias) realizou a trilogia com Roberto Carlos (formada por Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura, Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa e Roberto Carlos a 300 km por Hora). Erasmo andava sempre por ali, na casa, na vida das gente. Depois que casei com a Paula (Toller, vocalista do Kid Abelha), continuei a encontrá-lo nos backstages. Uma noite, chegamos no hotel no fim de noite, no fim de show, e lá estava ele sozinho. Conversamos, o assunto do livro surgiu, eu disse que gostaria de filmar e ele retrucou - ‘É teu!’."
MÚSICA/BILIONÁRIOS - Parece que foi ontem, mas Ed Sheeran já está de volta: nesta semana, ele faz três shows no Brasil - quarta-feira, 13, e quinta, 14, em São Paulo, no Allianz Parque, e domingo, 17, em Porto Alegre, na Arena do Grêmio. Ainda há ingressos de pista premium para o show do dia 13 (R$ 650), e também na capital gaúcha (R$ 480). Os shows são da turnê "Divide", do disco superlativo que o artista inglês lançou em 2017.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente