Participamos do

Térmicas serão acionadas a partir deste sábado

19:55 | Fev. 08, 2019
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decidiu, em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira, 8, elevar o número de térmicas acionadas no País como medida para preservar reservatórios das usinas hidrelétricas que estão com nível de armazenamento baixo devido à falta de chuva.
Em nota, o comitê informou que as usinas dos subsistemas Sudeste, Centro-Oeste e Sul serão acionadas a partir de hoje, ao custo de geração de até R$ 588,75/MWh. As térmicas usam combustível, como óleo e gás, para gerar energia. Ao acioná-las, o governo substitui parte de geração hidrelétrica e poupa água dos reservatórios.
No entanto, essa energia é mais cara, o que impacta o custo da conta de luz. Neste mês, está vigorando a bandeira tarifária verde, que não tem nenhum custo extra na conta de luz. Com o aumento do uso de térmicas, porém, a bandeira pode ficar amarela ou vermelha, com cobrança extra.
O comitê avaliou as condições de suprimento energético e levou em consideração o atual armazenamento dos reservatórios equivalentes das hidrelétricas do País e as previsões meteorológicas para os próximos dias. As chuvas de janeiro foram abaixo da média, o que é incomum porque esse seria o auge do período úmido. A seca deveria começar só em abril, maio.
Além de acionar as térmicas, o CMSE deliberou que o Operador do Sistema deve considerar a oferta de importação de energia do Uruguai e Argentina como recurso adicional. "O Comitê reiterou a garantia do suprimento no ano de 2019 e destacou que há recursos energéticos disponíveis", diz o comitê.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente