Participamos do

Seis dicas para economizar no Carnaval 2019

Especialistas ouvidos pelo O POVO Online dão dicas para vários perfis de foliões
10:52 | Fev. 27, 2019
Autor Lucas Braga
Foto do autor
Lucas Braga Repórter do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Por falta de dinheiro, tem quem não aproveite o Carnaval como gostaria. Dicas de economia podem ajudar a cair na folia - ou descansar com mais qualidade, como viagens - neste ou nos próximos Carnavais.

O administrador Paulo Medina aprendeu a economizar e se planejar ao longo dos anos. Neste Carnaval, ele irá para Olinda (PE). “Combino com os amigos e separei uma parte do 13º salário, em dezembro. A excursão é relativamente barata. Assim, não fico com dívidas para depois do Carnaval”, compartilha.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Especialistas ouvidos pelo O POVO Online dão dicas:

Festas de rua

Nas festas com gastos variáveis, a recomendação é calcular o quanto é necessário e o quanto é possível gastar e daí separar valores para cada dia do Carnaval. Bom é chegar na Quarta-Feira de Cinzas com dinheiro no bolso, afinal, março vai estar apenas começando e ninguém quer surpresas desagradáveis. Endividar-se logo no início do ano não é boa receita.

“Faça um diagnóstico financeiro, reveja as contas e se perceber que o orçamento está apertado, evite fazer loucuras para não se comprometer com dívidas nos próximos meses”, orienta Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista.

2. Festas privadas

Às vezes, o custo de uma festa open bar (onde as bebidas já estão inclusas no valor do ingresso ou somadas ao abadá) pode ser mais vantajoso. Claro, depende do consumo de cada um. Neste caso, vale a pena para quem bebe consideravelmente. Eliminar os custos variáveis e programar-se ao máximo é solução de ter saúde financeira.

3. Fantasias

Se, em cima da hora, você ainda não planejou fantasias, certamente é melhor evitar este custo de compra ou aluguel. Às vésperas, os preços sobem. Então, considere reformar a fantasia do ano passado ou pegar emprestado com um amigo. Se tiver um pouco de tempo sobrando, explore a criatividade, customize a fantasia e use tutoriais gratuitos, disponíveis na internet. Os custos vão cair e sua fantasia vai ser diferente de todas as outras.

4. Inadimplente: cuidado redobrado

Caso tenha contas acumuladas, evite fazer novas dívidas no Carnaval. Economize, busque opções gratuitas na programação local, beba menos etc. Assim, o feriado de lazer não vai se tornar motivo de preocupação. E, sim, dá para se divertir fazendo algo simples.

5. Carnaval em grupo

Se vai passar o feriado com amigos, faça as compras no atacado, com o restante do grupo. Compartilhem os custos.

6. Viagens

Enquanto uns pretendem curtir, outros preferem viajar e descansar. Viagens somam custos, muitas vezes altos, com hospedagem, transporte, alimentação e passeios. Conhecer sua situação financeira atual e analisar as possibilidades é a recomendação de Ricardo Natali, educador financeiro da DSOP e do canal Lucro FC (youtube.com/lucrofc)

Por mais que não dê tempo viajar agora, guarde as dicas para os próximos feriadões, férias ou ainda para o próximo Carnaval. Nunca é cedo demais para planejar-se. Na maioria das vezes, pacotes e promoções são mais acessíveis quando comprados com antecedência.

Como gastos extras podem existir, a recomendação é levar cerca de 30% do valor total da viagem como reserva. “É importante ter flexibilidade para datas e destinos. Quando se tem muita gente procurando, a passagem vai ficar mais cara, principalmente se você deixa para última hora”, alerta Ricardo.

Outra dica dele é acumular milhas aéreas já para os próximos Carnavais. “Se você for bem educado financeiramente, pode fazer as compras do dia a dia com cartão de crédito e acumular milhas. Lojas parceiras multiplicam os pontos. Não precisa comprar em parcelas, para não se enrolar financeiramente”.

Pesquise passagens e hospedagens via aplicativos e sites, usando a tecnologia a seu favor. Sites como Google Flights e Skyscanner ajudam a identificar as companhias aéreas que têm as passagens mais baratas.

Caso tenha poupado dinheiro e planejado seu Carnaval com antecedência, agora só resta curtir, evitando ultrapassar o orçamento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags