Participamos do

Agência que regula serviços públicos no Ceará não terá mais repasses do Governo

Em posse, novo presidente da Arce diz que a medida é para dar maior independência ao órgão
22:06 | Jan. 30, 2019
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Agência Reguladora do Ceará (Arce) tem novo presidente. Em solenidade realizada nesta quarta-feira, 30, Fernando Franco assumiu destacando que neste ano a atuação da Arce deve ser mais abrangente e de maior independência do Governo.

 

"Esse é um dos anos mais impactantes por dois motivos: o governador Camilo Santana (PT) passou todas as atribuições de gestão do transporte coletivo para a Arce e a partir deste ano não terá nenhum repasse do Governo. Vamos ter que nos sustentar das receitas advindas da taxas de regulação", explica. O trabalho com o transporte intermunicipal e metropolitano de passageiros será baseado na reanálise do trânsito, serviço e tarifas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

 

Franco assume o cargo em meio ao período de reajuste de 15,86% na tarifa de água e esgoto, calculada pela Arce e que será aplicada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

 

O novo presidente diz que vários fatores são levados em consideração para a revisão, "desde a base dos ativos, investimentos feitos pela Cagece", mas que o principal foi o "período longo de seca, que demandou investimento brutal para que não faltasse água".

 

Presente na cerimônia, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, explicou o processo de revisão tarifária periódica que passa a tarifa de energia do Ceará. A alta proposta é de 11,3% para consumidores de baixa tensão (residencial) e de 12,23% para os de alta (indústria e comércio).

 

"(O recente) cenário hidrológico adverso fez com que, para atender a demanda do País, tivéssemos que utilizar usinas mais caras, usar parque térmico. O custo desse parque térmico está sendo repassado para a tarifa de todos os brasileiros", afirma.

 

Ele ainda destaca, que, no Ceará, o serviço oferecido pela Enel é de qualidade, com números médios de interrupção do serviço abaixo da média nacional. Em 2018, foram 9,72 horas sem energia, enquanto a média Nordeste foi de 14,11 horas e a nacional de 12,63 horas.

 

Sobre os reajustes, Pepitone rechaça veementemente que dentro da agência exista atuação de setores do mercado e o favorecimento dos interesses das empresas em detrimento dos consumidores.

 

"A agência tem como (uma das) suas principais atuações estabelecer a remuneração adequada dos ativos que são investidos tanto na transmissão como na distribuição e fazemos isso não pelo custo, a lógica mudou, é pelo preço", acrescenta.

 

Diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Décio Oddone, também presente na posse, destaca a intenção de ter reajustes mais transparentes da Petrobras, que na próxima semana deve anunciar novo aumento do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para uso residencial (botijão de 13 quilos).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags