Participamos do

Governadores do Nordeste falam sobre pré-sal e preparam discurso para encontro com Moro

Ideia dos estados nordestinos é afiar o discurso para encontro com Moro e Toffoli
22:38 | Dez. 04, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A reunião do Fórum dos Governadores do Nordeste, realizada nesta terça-feira, 4, em Brasília, foi importante para afiar o tom dos discursos nas pautas de interesse da região. Quem acredita nisso é o governador do Ceará, Camilo Santana (PT). Na pauta da reunião, bônus de assinatura das novas reservas de pré-sal, securitização da dívida dos estados e o principal: alinhamento de ideias quanto a soluções para segurança pública.
  
[FOTO1]
Representantes de todos os estados do Nordeste estiveram presentes, além do governador do Amapá, Walder Goes, representando a região Norte na reunião.
  
[SAIBAMAIS]Para Camilo, a integração do Norte nesta cúpula é relevante. "Compreendemos que são duas regiões que tem muitos temas em comum. Consideramos unificar as pautas em defesa do Nordeste", argumenta.
  
No próximo dia 12 de dezembro, será realizada reunião parecida, no Fórum Nacional de Governadores, os quais conversarão com o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, junto do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.
  
"É um tema prioritário e fundamental para o Brasil. Queremos levar uma proposta do Nordeste brasileiro. Debatemos muito na nossa reunião", diz o governador do Ceará.
  
Sobre a nova divisão dos valores ganhos por estados e municípios com as reservas de pré-sal, o petista afirma que encaixa "dentro do princípio federativo da divisão", apesar de ainda aguardar reunião sobre o assunto com o futuro governo.
  
"Teremos audiência com o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, para tratar desse tema (bônus das novas reservas do pré-sal). Está ainda pendente uma negociação entre o Congresso, o atual governo e o novo governo”, informa.
  
Carta a Bolsonaro
No último dia 21 de novembro, reunião entre os governadores nordestinos resultou em carta que foi enviada ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Nela, o grupo cobra investimentos e auxílio da União em áreas prioritárias. Ações em segurança pública, saúde e educação também foram solicitadas.
  
Reunião com Maia
Ainda na passagem por Brasília, Camilo vai discutir com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), sobre o projeto de securitização das dívidas dos estados. Pauta considerada importante pelo governador.
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente