Participamos do

Brasileiros que estão no "limite do orçamento" chegam a 76%, revela pesquisa

Número é alto, mas indica decaída do índice, que marcou 82% em outubro
13:25 | Dez. 24, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Quase oito em cada dez brasileiros estão com as contas no "limite do orçamento", indica levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Pelos dados, 76% estavam sem sobras nas finanças em novembro.

Apesar de alto, o índice é menor do que o registrado no levantamento anterior, em outubro, quando 82% estavam em tal situação.

[SAIBAMAIS]Dentre os pesquisados, 43% afirmaram que até conseguiram pagar todas as contas, mas não restou nada de seus rendimentos, enquanto 33% encerraram o mês "no vermelho", deixando de pagar alguma dívida por falta de recursos.

Segundo a pesquisa, apenas 16% dos brasileiros terminaram o mês de novembro no azul. Economista-chefe do SPC-Brasil, Marcela Kawauti, avalia que os números seguem altos, mas o consumidor terá chance de equilibrar as finanças com as rendas extras no fim de ano, principalmente o 13º salário.

“O pagamento do 13º salário pode aliviar a situação do consumidor, mas vale lembrar que se trata de um aumento de renda temporário. Uma vez restaurado o equilíbrio do orçamento, o consumidor precisa manter o controle dos gastos, estabelecendo prioridades e fazendo ajustes quando necessário. É uma tarefa constante, que exige disciplina, mas que faz diferença no bem-estar financeiro do consumidor”, conclui.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente