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Pesquisa com passageiros coloca Aeroporto de Fortaleza como o terceiro pior do País

A média geral de satisfação de usuários e passageiros do Aeroporto de Fortaleza alcançou média de 4,21. O máximo era 5
11:56 | Out. 24, 2018
Autor Samuel Pimentel
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Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
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Tipo Notícia
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O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil divulgou a nova Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário, referente aos meses de julho a setembro. Os números colocam o Aeroporto de Fortaleza como o pior avaliado entre equipamentos de médio porte e, no âmbito geral, como o terceiro pior na opinião dos passageiros.
 
A média geral de satisfação dos usuários e passageiros do Aeroporto de Fortaleza alcançou média de 4,21. O máximo, 5, representa "muito bom" e o mínimo, 1, "muito ruim". A média aceitável pela pesquisa como razoável é de 4,45 nos aeroportos de porte médio como o da Capital. Em comparação com a última pesquisa, a média do aeroporto da Cidade caiu de 4,23.
 
[SAIBAMAIS]A nível de comparação com outros aeroportos, sem levar em consideração as categorias da pesquisa - que separa os aeroportos por quantidade anual de passageiros -, o Aeroporto de Fortaleza aparece como o terceiro pior. Apenas os aeroportos de Florianópolis e Belém conseguiram médias menores, com 3,83 e 4, respectivamente.
 
Nos quesitos específicos, a pesquisa revelou ainda que a maioria dos passageiros está insatisfeita com o custo-benefício e com as condições do estacionamento de veículos e a dificuldade para desembarque no meio-fio. Além disso, o espaço, segundo os entrevistados, deixa a desejar na quantidade dos produtos de lanchonetes e restaurantes. Disponibilidade e limpeza dos sanitários também foram avaliados como ruins.
 
A Fraport comentou a pesquisa e afirmou, por meio de nota, que a qualidade dos serviços prestados aos passageiros e usuários é prioridade. "Estamos trabalhando todos os dias para minimizar os impactos e entregar um aeroporto moderno, eficiente, com padrões internacionais de operações e segurança e alta qualidade de serviços a todos", responderam lembrando que obras de melhorias no aeroporto estão sendo realizadas.
 
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Resultados por indicador
Pontos negativos, segundo a pesquisa:
-Facilidade de desembarque no meio-fio: 3,39 (pior colocado entre todos)
-Tempo de fila na inspeção de segurança: 4,28 (segundo pior entre todos)
-Qualidade de sinalização do aeroporto: 3,95 (pior colocado entre todos)
-Disponibilidade e qualidade das informações no painéis de voo: 3,90 (segundo pior do País)
-Disponibilidade de sanitários: 3,81 (terceiro pior entre todos)
-Limpeza dos sanitários: 3,72 (segundo pior)
-Qualidade das instalações de estacionamento de veículos: 3,75 (terceiro pior)
-Quantidade e qualidade de lanchonetes e restaurantes: 3,48 (terceiro pior)

Pontos positivos, segundo a pesquisa:
-Tempo de fila da aduana: 4,80 (3ª melhor)
-Cordialidade do funcionário da aduana: 4,72 (quarta melhor)
-Qualidade da informação prestada pela cia aérea: 4,59 (4ª melhor)
-Integridade da bagagem: 4,61 (quinta melhor)
-Cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança: 4,61 (9º melhor)

Metodologia
Para realizar a pesquisa, 21.206 entrevistas foram realizadas com passageiros brasileiros e estrageiros, obedecendo proporção estatística para obter representatividade. O perfil do passageiro pesquisado é formado por maioria que viaja a lazer ou negócio, 57% e 33%, respectivamente; passageiros que viajam de uma a três vezes no ano (71% do total); e maioria com renda entre 4 e 10 salários mínimos (28% do total).
 

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