Participamos do

Angola Cables expande negócios e hub oferecerá fibra ótica para outros três países sul-americanos

Em visita à Fortaleza, o CEO da Angola Cables, António Nunes, explicou que negócios com Argentina, Chile e Bolívia foram fechados recentemente
20:49 | Out. 20, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Oficialmente em operação, o South Atlantic Cable System (SACS) já transporta dados do tráfego de internet comercial. Cabos submarinos ligados entre Angola e a costa cearense são a primeira e mais rápida ligação do tipo no tráfego de internet no hemisfério sul. O CEO da Angola Cables, António Nunes, disse que o mercado no continente se mostra aberto e parcerias com outros países da América do Sul foram fechadas recentemente. Argentina, Chile e Bolívia receberão ligação com cabos de fibra ópticas saídas de Fortaleza, o que abre novas oportunidades de negócio para o Ceará. Ainda existe prospecção de ligação de cabo com Hong Kong.

"Estamos vindo do maior evento de telecomunicações da América Latina, chamado Futurecom, em São Paulo. O resultado do evento foi muito positivo, tivemos muita procura do mercado, tanto nacional quanto internacional, e fechamos algumas parcerias importantíssimas. Estendemos a rede da Angola Cables para a Argentina e para o Chile", diz o angolano que está em Fortaleza e conversou com O POVO. Ainda segundo ele, foi fechado negócio com a Bolívia para oferecimento de internet de melhor qualidade.

As oportunidades de negócios que se abrem são muitas, afirma Nunes, já que as ligações com outros países colocam o Ceará como ponto de referência no setor de telecomunicações, conectando as informações de diversas áreas econômicas abrindo possibilidades de negócios e pesquisas, por exemplo.

[SAIBAMAIS] Quanto à área científica, o CEO da Angola Cables ainda comenta sobre o datacenter que está sendo construído na costa da Praia do Futuro. Com previsão de ser concluído até o início de 2019, o aparelho contará com uma rede de comunicação acadêmica que liga centros de estudos dos continentes por meio dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT) que fazem parte das conexões da multinacional.
 

 
[FOTO2] 
 
Outro cabo recém-concluído que faz a ligação entre América e África oferecendo alta velocidade de conexão e segurança de dados é o Monet, fixado em águas de Miami-EUA. Além da ligação com o Monet, o cabo SACS é interligado com o West Africa Cable System (WACS), que liga Cape Town, África do Sul, com países da Europa. Também existe a prospecção de interligar os pacotes de dados da América do Sul e Ásia, via SACS, e junto de Monet e WACS ser opção de conectividade entre os continentes. O local a ser escolhido na Ásia para sediar o hub na empresa deve ser Hong Kong, região autônoma ligada à China.

O potencial de o Ceará se consolidar como hub das telecomunicações tem agradado o empresário, que ressalta a fase de transformações que o Estado vem passando. "Aquilo que se tem visto dos agentes locais é muito positivo. Esse progresso no Estado nos últimos tempos passa pelo desenvolvimento dessas estruturas tecnológicas. A perspectiva para os próximos tempos é muito boa".
 
[FOTO3] 
Antes da inauguração do datacenter - que atrasou por, entre outros motivos, a emissão de um licenciamento municipal - seis empresas locais, nacionais e internacionais de diversos segmentos, principalmente das telecomunicações, já fecharam negócio. A capacidade do datacenter ainda está longe de ser atingida, conta Nunes, já que mais de 90% do espaço ainda está disponível.

Além das empresas que já fecharam negócios, a Angola Cables costura acertos com grandes empresas da tecnologia como Amazon, Google e Microsoft, para que também façam uso desse datacenter, porém "as conversas ainda estão 'à banho-maria'", conforme o CEO da companhia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente