Participamos do

Fortaleza é o 2º lugar em número de acidentes de trânsito indenizados pelo DPVAT

De acordo com o levantamento, nos últimos dois anos, o Ceará registrou mais de 41 mil acidentes de trânsito indenizados pelo DPVAT
23:23 | Set. 24, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Pelo menos 3.097 casos de invalidez permanente após acidentes de trânsito colocaram Fortaleza no segundo lugar nacional de ocorrências indenizadas pelo seguro DPVAT, em 2017. Somados às 208 mortes e 603 casos de despesas médicas, totalizam 3.908 acidentes indenizados. A Capital cearense está atrás apenas de São Paulo, que teve 5.998 ocorrências registradas. 
 
Os números foram divulgados nesta segunda-feira, 24, pela Seguradora Líder, responsável pela gestão do Seguro DPVAT, em Boletim Especial para a Semana Nacional de Trânsito.
 
[FOTO1] 
No levantamento, os jovens de 18 a 34 anos aparecem como as maiores vítimas do trânsito brasileiro, representando 49% do total dos acidentes indenizados ocorridos em 2017.

Em relação ao tipo de veículo, seguindo a mesma tendência dos anos anteriores, a motocicleta foi a responsável pela maior parte das ocorrências, 76%, apesar de representar apenas 27% da frota nacional.

A maior incidência de vítimas ficou entre os motoristas (70%). Eles representaram 60% das ocorrências em acidentes com morte e 71% em acidentes com sequelas permanentes, predominando significativamente os motociclistas (91%). Os pedestres ficaram em 2º lugar nos acidentes com mortes ocorridos indenizados no período (22%), 

Semana
Até o próximo dia 25, a Semana Nacional de Trânsito levanta o debate sobre a importância da segurança nas ruas e da conscientização da população de suas responsabilidades, seja motorista ou pedestre. Nos últimos dois anos, mais de 560 mil acidentes ocorreram no País e foram indenizados pelo Seguro DPVAT.  
 
[SAIBAMAIS] 
Pesquisa realizada em parceria com o Instituto Datafolha ouviu a avaliação da percepção da população sobre o comportamento do brasileiro no trânsito. O estudo ouviu 2.606 homens e mulheres, que apontaram o uso do celular ao dirigir o grande vilão do trânsito. Os entrevistados também acreditam que, apesar do endurecimento das leis, o consumo de álcool ainda é uma das principais causas de acidentes.

Segundo 63% dos brasileiros, a maioria dos motociclistas não respeita as regras de trânsito e está sempre em alta velocidade. Outros 55% disseram que os pedestres não prestam atenção nos semáforos na hora de atravessar as ruas e não usam as faixas de pedestre. Ainda de acordo com a pesquisa, a maior parte da população brasileira (cerca de 80%) acredita que as penas deveriam ser mais duras e considera que a fiscalização de trânsito ainda é ineficiente.
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente