Participamos do

Ceará é segundo no Brasil em volume de serviços, aponta IBGE

23:28 | Set. 14, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) coloca o Ceará em 2º lugar em volume de serviços, com 2,3% - atrás do Maranhão, que totalizou 3,4%. O dado é referente ao mês de julho deste ano. Os demais números revelados são negativos: em relação a julho de 2017, queda de 6,8%; de janeiro a julho deste ano, -8,9%; nos últimos 12 meses a julho de 2018, -9,5%.
 
[SAIBAMAIS]
O economista Alcântara Macêdo observa que o rendimento do Ceará no último julho é bom, já que, com as férias, passa a ser destino de número considerável de turistas. "Julho, principalmente na área turística, a arrecadação de serviços é muito boa, principalmente com hotéis. É uma cidade de grande porte para o Brasil", explica.  

Sobre os números negativos, atribui a greve dos caminhoneiros, além da incerteza política proporcionada pelo período eleitoral. "O que a gente tem hoje, com certeza, é que o Bolsonaro vai ao segundo turno. Tudo isso (imprevisibilidade), dá insegurança no mercado".

No País, o porcentual de julho foi -2,2%. É o pior resultado do mês desde 2011. No acumulado de janeiro a julho, o País também tem resultado negativo, -0,8. Os últimos dozes meses resultaram -1,0%.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente