Participamos do

Aplicativo lançado pelo Procon Fortaleza analisa preços de supermercados

A ferramenta deve possibilitar economia ao consumidor por mostrar onde o preço está mais em conta. Estão listados 60 produtos, dentre alimentação, higiene pessoal e limpeza doméstica
22:58 | Set. 11, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Em comemoração aos 28 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) lançou nesta terça-feira, 11, o aplicativo “Proconomizar”. A ferramenta analisa o preço de 60 produtos, dentre alimentação, higiene pessoal e limpeza doméstica, em dez supermercados da Capital. O aplicativo indica onde o consumidor pode encontrar um preço mais barato, promovendo maior economia.

A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, pontua que essa é uma iniciativa pioneira, já que nenhum outro Procon conta com esse tipo de serviço. “O aplicativo tem objetivo de possibilitar ao consumidor mais agilidade, mais comodidade, praticidade, que é isso que todos nós queremos”, coloca. Segundo ela, a iniciativa surgiu do próprio órgão, que decidiu compartilhar os dados de pesquisas que já eram realizadas. 

Foram mais de três meses de desenvolvimento da plataforma, feita em parceria com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). Uma das maiores preocupações foi fazer uma interface intuitiva, que fosse acessível para qualquer pessoa. Para o presidente da Citinova, Cláudio Ricardo, o aplicativo vem para melhorar a vida do consumidor. “O conjunto de informações que o aplicativo proporciona de fato pode resultar uma grande economia”, espera.

A autônoma Sônia Oliveira Kayatt, 58, acredita que a ferramenta deve facilitar nas compras. “Eu achei uma ideia fabulosa, deve melhorar. Pode até o preço baixar”, comemora. Cláudia Santos espera que o aplicativo aumente a concorrência entre os supermercados, o que pode resultar em preços menores. 

O aplicativo já pode ser baixado, estando disponível na App Store e na Play Store. Na ferramenta, o consumidor pode fazer listas com os produtos que têm interesse e encontrar os supermercados mais próximos com os menores preços por meio de GPS.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente