Participamos do

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará avançou 1,50% de maio para junho

Nos últimos 12 meses (de junho de 2017 até junho de 2018) o aumento foi de 1,18%.
16:07 | Ago. 17, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
A economia do Estado do Ceará avançou 1,50% no último mês de junho, no comparativo com o mesmo período de 2017, de acordo com os dados do Índice de Atividade Econômica Regional do Ceará (IBCR-CE), divulgados nesta quinta-feira, 16, pelo Banco Central (BC). Nos últimos 12 meses (de junho de 2017 até junho de 2018), o aumento foi de 1,18%.

O Índice de Atividade Econômica Regional do Ceará (IBCR-CE) é considerado a prévia do resultado oficial do Produto Interno Bruto (PIB), que auxilia o Banco Central (BC) a tomar decisões em relação à taxa básica de juros, a Selic, que insere informações sobre o nível de atividade na indústria, agropecuária, comércio e serviço e no volume de impostos.

O  Estado do Ceará apresentou crescimento significativo, embora tenha sofrido com os impactos gerados pela greve dos caminhoneiros que ocorreram em maio. 

De acordo com Alex Araújo, economista, como trata-se de um prévia, o percentual que aponta crescimento na economia do Ceará é significativo, tendo em vista a média nacional que mostra a Capital cearense em destaque. “Embora a crise dos caminhoneiros tenham gerado impactos na economia, existem pontos que esses impactos não foram determinantes para dar uma quebra no crescimento local. Ainda destacamos o papel da indústria agropecuária e das siderúrgicas instaladas no estado, que refletem principalmente no comércio exterior, consequentemente, no comércio nacional”, conclui. 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente