Participamos do

Prévia da inflação mostra desaceleração na Região Metropolitana

De acordo com os números, a prévia para a Capital cearense sofreu uma desaceleração em relação ao mês anterior, indo de 1,06% para 0,33%.
23:57 | Jul. 20, 2018
Autor Lia Bruno
Foto do autor
Lia Bruno Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Foi divulgada nesta sexta-feira, 20, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a prévia da inflação para onze regiões metropolitanas do Brasil. Com uma variação de 0,64%, a redução no País chegou a 0,47 ponto percentual (p.p.). Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) e correspondem ao mês de julho.

De acordo com os números, a prévia para a Capital cearense sofreu uma desaceleração em relação ao mês anterior, indo de 1,06% para 0,33%. De janeiro a julho, esse número chegou a 2,65%, enquanto nos últimos 12 meses ele foi para 3,14%. Em todo o Brasil, apenas a região de Curitiba registrou o índice acima de 1% na variação, diferente de Belém, cujo número foi de apenas 0,07%

Segundo o economista Alex Araújo, os meses de maio e junho foram influenciados, principalmente, pela greve dos caminhoneiros. Ele ainda explica que outros fatores como energia elétrica, preço do barril do petróleo e inadequação do valor de produtos importados ainda são os principais contribuintes para o aumento dos números

Alex também ressalta que o aumento de juros pelo Banco Central contribuirá para que esse número cresça ainda mais até o final do ano.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente