Participamos do

Fortaleza é o 6º destino nacional mais procurado dos últimos três meses, diz pesquisa

Levantamento também indica que a busca de brasileiros por destinos internacionais subiu
18:45 | Jul. 18, 2018
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Fortaleza subiu do 7º para o 6º lugar como o destino nacional mais procurado nos últimos três meses no Brasil, conforme levantamento do site de viagens Skyscanner. Pesquisa também indica que a alta do dólar nos últimos meses não deixou o consumidor tímido no quesito viagens. A busca de brasileiros por destinos internacionais subiu, segundo o levantamento.

De acordo com o economista Alex Araújo o momento atual é de oportunidade para o turismo nacional. "Cidades como Fortaleza, que sempre esteve na preferência dos viajantes, vivem boa hora para se fixar no mercado. É provável que a procura nacional aumente muito", pondera.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará, Eliseu Barros, este ano foi o tempo de fazer um "grande trabalho de divulgação" de Fortaleza. "As pessoas estão tendendo a viajar internamente e Fortaleza tem uma boa imagem turisticamente pela hospitalidade do nosso povo e nossas praias", comenta.
[SAIBAMAIS]
Sobre a ida de brasileiros ao exterior em meio ao cenário de alta da moeda americana, hoje encontrado a R$ 4,05 (dólar turismo) nas casas de câmbio, Araújo diz que é comum a decisão. "Em viagens internacionais geralmente o planejamento data de 6 meses a 1 ano. Então essas viagens que acontecem agora são fruto de decisões tomadas no segundo semestre do ano passado", avalia.

O fator que mais pesa para quem vai para fora do País é a logística, ou seja, a compra de passagens. "Reserva de hotéis e compra de passagens aéreas são feitas bem antes. Agora a compra do dólar é feita mais em cima, essas pessoas sim vão sentir o impacto da alta", pondera.

Alta no dólar deve ser sentida no fim do ano

Alex Araújo atentou para o período de férias do fim do ano, entre dezembro e janeiro. Segundo ele, nesta época os efeitos da alta do dolár serão sentidos porque atualmente (julho, agosto) é o tempo de planejar e comprar passagens para as próximas férias.

Sobre o primeiro semestre, Eliseu Barros, pontua que as reservas de hotéis caíram por conta da Copa do Mundo. Ele diz que as pessoas tendem "a ficar em casa assistindo os jogos". A boa notícia para o setor é que a ocupação já está aumentando. "Vamos fechar julho com ocupação de cerca de 70%. Não é um número ruim. Ano passado foi 72%. Essa época é sempre assim, mas no fim do ano melhora", afirma.

A pesquisa do Skyscanner destaca o crescimento da procura de passagens para Santiago, que cresceu 37% desde abril, passando da 18ª posição para a 8ª; Nova York saiu da 8ª para a 5ª. Lisboa subiu uma posição e agora figura no 2º lugar dos mais procurados, enquanto Miami permanece na 4ª posição.

Confira o top 10 de destinos de acordo com o skycanner:

São Paulo
Lisboa
Rio de Janeiro
Miami
Nova York
Fortaleza
Salvador
Santiago
Paris
Porto Alegre  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente