Participamos do

Mais de 100 mil pessoas vivem em áreas de risco em Fortaleza

O estudo inédito apresenta dados de 872 municípios em todas as regiões do País
10:34 | Jun. 28, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O Ceará tem 185.749 moradores expostos em 316 áreas de riscos, segundo pesquisa inédita do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quinta-feira, 28. No Brasil, 8,27 milhões de pessoas vivem em área de riscos em 872 municípios. O Estado é o terceiro do Nordeste com mais pessoas nessa situação.

O estudo “População em áreas de risco no Brasil” apresenta a quantidade e as características das populações vulneráveis a desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terras. A pesquisa cruza dados do Censo Demográfico de 2010 do IBGE com informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Dos 39 municípios cearenses monitorados, a Capital aparece em primeiro lugar com 102.836 pessoas em locais de risco, o que representa 4.2% da população total do Estado. Na observação nacional, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro lideram a lista. Fortaleza ocupa a 12ª posição.
 

 
Para a realização do estudo, foram utilizados parâmetros como idade, sexo, escolaridade, renda, entre outros. A pesquisa aponta que 17,8% da população em áreas de risco pertenciam ao grupo etário mais vulnerável, composto, por sua vez, por 9,2% de crianças menores de 5 anos, e 8,5% de indivíduos com idade superior a 60 anos.
 
Outras variáveis também são apontadas no estudo, além das faixas etárias mais vulneráveis a desastres, como o acesso à rede de abastecimento de água, à rede de esgotamento sanitário e à coleta de lixo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente