Participamos do

Hub em Fortaleza deve aumentar em 1,5 milhão o número de passageiros ao ano, diz Setur

22:13 | Mai. 03, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) espera receber entre 60 e 70 mil visitantes estrangeiros por ano com voos possibilitados pela operação do novo hub em Fortaleza que iniciou suas operações nesta quinta-feira, 3. A movimentação do aeroporto de Fortaleza também deve crescer a partir de agora. De acordo com a Setur, o hub deve ser responsável por aumento de 1,5 milhão de passageiros ao ano. Arialdo Pinho, titular da Setur, se disse orgulhoso com a início de operação do hub, pois "inaugura nova etapa para o turismo do Ceará e do Nordeste". 
 
Indústria, agronegócio, comércio e serviços, além do turismo, serão positivamente impactadas. Setores na economia cearense da fruticultura, flores ornamentais, pescado, entre outros, já se articulam para atingir o mercado europeu e asiático. Serão exportados com os novos voos cerca de 120 toneladas de produtos cearenses nas cargas das aeronaves.

A diversidade de setores beneficiados se deve aos diferenciais da Capital como a proximidade com a Europa, posição estratégica em relação às capitais do Norte e Nordeste, potencial de desenvolvimento da economia e do turismo, setores mais impactados com as mudanças.

[FOTO2] 
 
"Agora o desafio é trabalhar para fazer as coisas acontecerem da melhor maneira possível. O foco é desenvolver cada vez mais a cadeia econômica", disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Cesar Ribeiro.

O processo de modernização do Aeroporto Internacional Pinto Martins é um dos fatores principais que o grupo Air France/KLM indica como diferencial importante para outras empresas para instalação de centro de conexões na Capital.

O titular da SDE diz que o estudo de impacto econômico do hub será entregue até o fim da semana e enxerga o momento como "oportunidade do Estado aparecer para o mundo" com a instalação do equipamento.

"O governador criou uma abertura de canal de prospecção de atração de investimentos. O momento do Ceará é único", finalizou Ribeiro.

No inicio das operações do hub, o centro de conexões de voos da Air France/KLM/Gol tem aeronaves partindo de Fortaleza com destino a cidades como Paris, Amsterdã, Estados Unidos e Argentina.

Na tarde desta quinta-feira, 3, os primeiros voos internacionais chegaram ao hub. A aterrissagem das aeronaves KLM, vinda de Amsterdã, e da Joon/Air France, de Paris, marcaram o inicio das operações no Aeroporto Pinto Martins.

Passagens

Com o hub promovendo voos diretos entre a Capital e destinos de vários pontos do mundo, é esperado que as passagens aéreas fiquem mais baratas.

[SAIBAMAIS]A maior quantidade de voos ofertados também deve aumentar a competitividade, diminuindo os preços das passagens aéreas, beneficiando o consumidor.

A economia de tempo em viagens aéreas é uma das vantagens que será notada de imediato. Chegar e sair de Fortaleza fica mais fácil a partir de agora. Essa vantagem foi o ponto analisado pelo professor de economia e planejamento do transporte aéreo, Adalberto Febeliano. "Às vezes ter que ficar mais que um dia em uma cidade, por não ter como voltar, é uma coisa super chata", exemplificou em conversa com O POVO Online.
 
Confira galeria com a cobertura do início da operação do hub:  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente