Participamos do

5.872 vagas de emprego são geradas no Ceará em 2018

Em abril, o Estado teve saldo positivo de 3.116 postos de trabalho. O setor de serviços foi o que mais contratou no mês passado, seguido por construção civil
22:20 | Mai. 18, 2018
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No mês de abril, o número de vagas geradas, com carteira assinada, no Ceará foi de 3.116. O total no acumulado de 2018 chegou a 5.872. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira, 18, pelo Ministério do Trabalho, a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Cage).

O resultado é analisado a partir da diferença entre os saldos de desligamentos (desempregos) e admissões. Contando desde abril do ano passado, a geração de postos de trabalho já chega a 13.228 no Ceará.

De acordo com os dados, o setor que mais contratou no Estado foi o de serviços, com 2.695 admissões, seguido por construção civil, com 372, e comércio, com 109.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os maiores níveis de desemprego estão no setor de agropecuária, com 115 baixas e serviços industriais de utilidade pública (SIUP), com 42 desligamentos.

Para Alex Araújo, economista, apesar de o Nordeste não estar entre as regiões com o maior saldo (é a penúltima região, na frente apenas do Norte), o resultado reforça os sinais de que a economia está, aos poucos, fortalecendo-se.

“A construção civil tem uma promessa de retomada ao financiamento imobiliário, o que pode trazer um resultado positivo nos próximos meses. Há uma expectativa muito grande com o mês de julho em Fortaleza, com os novos voos diretos e por ser mês de férias. O saldo positivo tende a permanecer até o segundo semestre”, comenta Alex.

Ele explica que o salto positivo no mês de abril em relação ao início do ano se explica pela sazonalidade. “Começo de ano é sempre mais fraco pela quantidade de empregos temporários. Com a chegada do Dia das Mães a demanda cresce e aumentam as contratações”, declara.

Em relação ao País, nos quatro primeiros meses do ano foram criadas 336.855 vagas emprego. Abril fechou com 115.898 postos de trabalho a mais do que em março. Esse é o melhor resultado para abril, desde 2013, quando foram gerados 196.913 novos postos.

Todas as cinco regiões do País apresentaram saldo positivo na geração de empregos em abril. Das 27 unidades da federação, 22 também tiveram aumento de vagas no último mês.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente