Participamos do

Aneel vai leiloar 543 km de linhas de transmissão no Ceará e gerar 2,7 mil empregos

Parte dos empreendimentos que serão leiloados no Estado também fica em área do Rio Grande do Norte
12:40 | Mai. 16, 2018
Autor Raone Saraiva
Foto do autor
Raone Saraiva Editor-executivo de Economia
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai leiloar em 28 de junho, na sede da B3 em São Paulo, concessões para a construção, operação e manutenção de aproximadamente 2,6 mil km de linhas de transmissão em 16 estados. 

No Ceará, serão 543 km (contando com linhas de empreendimentos que também ficam localizados no Rio Grande do Norte). O leilão será dividido em 20 lotes. As instalações deverão entrar em operação comercial no prazo de 36 a 63 meses, a partir da data de assinatura dos contratos de concessão.

No País, a potencia instalada das linhas soma 12,2 mil megavolt-amperes (MVA), com investimento estimado em torno de R$ 6 bilhões. No Ceará, são 3.750 MVA e investimento estimado em R$ 1,5 bilhão. Quanto aos empregos diretos, a estimativa é que o leilão gere 13.607 postos de trabalho no País, sendo 2.726 no Ceará. 

O edital do certame foi aprovado nessa terça-feira, 15, em reunião pública da Diretoria da Aneel. Além das linhas de transmissão, o leilão contará com 12,2 mil megavolt-amperes (MVA) de capacidade de transformação em subestações.

 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente