Participamos do

Aeroporto de Jericoacoara se prepara para receber voos internacionais

Aeroporto já conta com oito operações domésticas. Governo do Ceará espera que o processo esteja finalizado em até quatro meses
22:33 | Abr. 25, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Governo do Ceará deu entrada no processo de internacionalização do Aeroporto de Jericoacora, localizado no Litoral Oeste do Estado. O equipamento receberá uma equipe de órgãos federais para inspeções técnicas de avaliação a partir desta quinta-feira, 26, com representantes da Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A próxima será no dia 10 de maio, já com o Departamento de Polícia Federal (DPF) e da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB)

O gerente de Obras e Instalações Aeroportuárias do Departamento Estadual de Rodovias (DER), coronel Paulo Edson Ferreira, explica que as equipes vão verificar as instalações do terminal e as visitas vão gerar um relatório, que será repassado para o DER.
"O Aeroporto de Jericoacoara foi concebido já visando a internacionalização, então esses órgãos vão verificar se há a necessidade de mais alguma coisa no equipamento, porque a legislação aeronáutica muda muito rapidamente, então é um check list para vermos se realmente a estrutura atende à legislação de cada órgão e se há alguma demanda a mais para que o DER providencie e a gente componha o processo para encaminhar ao Governo Federal", detalha Paulo Edson Ferreira.

Quando todos os itens checados estiverem de acordo com as normas, um relatório será enviado para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que tem o prazo de 60 dias, a contar do protocolo dos processos, para emitir a certificação. A estimativa do Governo do Ceará é que em até quatro meses o processo de internacionalização do Aeroporto de Jericoacoara esteja finalizado.
 
Operações nacionais

Atualmente, o Aeroporto de Jericoacoara conta com oito operações domésticas semanais divididas entre duas companhias aéreas, que ligam a praia cearense aos estados de São Paulo e Pernambuco. Entre os meses de dezembro e janeiro, na última alta estação, o equipamento chegou a contar com 10 operações por semana.
 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente