Participamos do

Primeiro passo para concessão do Metrofor à iniciativa privada será dado na quarta-feira, 28

A etapa antecede à Parceria Público Privado (PPP) para concessão do sistema em operação do Metrofor. Um edital será aberto para as empresas demonstrarem interesse
14:12 | Mar. 26, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
 
O Edital da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), que antecede a Parceria Público Privada (PPP) para concessão do sistema em operação do Metrofor, será lançado na próxima quarta-feira, 28. As empresas interessadas na parceria poderão visitar os objetos da PPP. As inscrições para visita técnica aos sistemas de metrô e  Veículo Leve Sobre Trilhos (VLTs) devem iniciar no dia 13 de abril. 

A PPP, que ocorre depois da PMI, concede a uma empresa privada o direito de operação e exploração da Linha Sul do metrô, do ramal do VLT da Parangaba-Mucuripe, em Fortaleza, e dos VLTs do Cariri e de Sobral. A contrapartida esperada é a prestação de serviços de qualidade para os usuários, além de manutenções e ampliações nas linhas, tudo sob a fiscalização do Governo do Ceará. 
 
 
Linhas
A Linha Sul interliga as cidades de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, e possui 24,1 km de extensão, com 19 estações em operação. O Ramal Parangaba-Mucuripe encontra-se em fase de implantação. No total, terá 13,4 Km de extensão e 12 estações. Uma parte de 5 km e quatro estações já está em operação assistida, transportando passageiros gratuitamente, e a previsão é de término das obras ainda neste ano. No Cariri, o VLT possui 9 estações, em 13,6 km de extensão. No VLT de Sobral, são duas linhas que totalizam 12 estações e 13,9 km de via férrea.
 
 
Redação OPOVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente