Participamos do

Reajuste de servidores "segue política financeira responsável", diz Camilo

A correção salarial de 3% foi anunciada ontem pelo governador do Ceará. Ganho real dos servidores neste ano será de apenas 0,05%
16:24 | Fev. 21, 2018
Autor Raone Saraiva
Foto do autor
Raone Saraiva Editor-executivo de Economia
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]O governador Camilo Santana enviou à Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 21, mensagem que dispõe sobre o reajuste de 2018 dos servidores públicos estaduais. A correção, que levou em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, ficou em 3%.

Na mensagem, Camilo diz que o reajuste segue "uma política financeira responsável e observa as "limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal". Para ele, os 3% são "uma proposta de recomposição da remuneração dos servidores, condizente, no entanto, com as possibilidades financeiras do Tesouro Estadual.

O texto tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa. O reajuste foi anunciado ontem pelo governador, em bate-papo ao vivo com a população pelo Facebook. Considerando que o IPCA de 2017 fechou em 2,95%, os servidores estaduais terão ganho real de apenas 0,05% neste ano.

Atualmente, o Estado conta com 80 mil servidores inativos (contando com pensionistas) e 56 mil ativos. De acordo com a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), o reajuste de 3% terá impacto superior a R$ 717 milhões na folha de pagamento estadual.

Em outra mensagem, Camilo também define a revisão geral da remuneração, também de 3%, dos servidores públicos civis do Poder Executivo, das autarquias. das fundações públicas e dos militares.
 
Ainda ontem, quando o governador anunciou a correção, servidores lamentaram o percentual de reajuste, informando que, no atual Governo, as perdas salariais passam de 20%.
 
Em 2017, o Estado deu reajuste de 6,9% para os servidores que ganham até o mínimo e de 2% para os que ganham acima disto. Professores tiveram aumento de 7,64% e a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros tiveram remuneração equiparada ao patamar médio dos demais militares do Nordeste.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente