Participamos do

Quadro de funcionários em estatais é o mais reduzido em 7 anos

O Ministério do Planejamento informa que o número de estatais também caiu neste ano. No final de 2016, 154 empresas estavam funcionando. Já em setembro deste ano, esse número abaixou para 149 empresas
18:36 | Dez. 04, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O mês de setembro deste ano foi fechado com 506,8 mil empregados nas empresas estatais. O número representa o menor quadro de funcionários desde o final de 2010, ano que tinha 497.036, conforme números do Ministério do Planejamento. A informação é de G1.

Neste ano, o Plano de Demissão Voluntária aconteceu na Caixa Econômica Federal, Eletrobras, Datapreve, Banco do Nordeste, Infraero, Codesa, Casa da Moeda, Valec, Amazul, Banco da Amazonia, Correios, EBC e Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Juntando as empresas, o número parcial é de 26,33 mil funcionários desligados.

Conforme o secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do ministério do Planejamento, Fernando Antônio Ribeiro Soares, o aumento no número de desligamento está ligado aos programas de demissão vonluntária das empresas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ribeiro informa que o governo vai reduzir mais o número de funcionários até o final deste ano. Ele entende que terminar 2017 com menos de 500 mil funcionários é plenamente possível, visto que alguns PDVs serão reabertos.

O Ministério do Planejamento informa que o número de estatais também caiu neste ano. No final de 2016, 154 empresas estavam funcionando. Já em setembro deste ano, esse número abaixou para 149 empresas. O secretário diz que até o fim do ano a tendência é que o número seja reduzido.

Soares disse ao jornalista que o governo não tem uma meta de redução das estatais, mas se for importante para a sustentabilidade fiscal nas contas públicas, as reduções continuarão.

 

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente