Participamos do

Mercado de celulares recua no terceiro trimestre deste ano

A pesquisa apontou que entre os meses de julho e setembro de 2017 foram comercializados 12,4 milhões de aparelhos, 2% a menos que o mesmo intervalo em 2016
16:38 | Dez. 04, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O mercado nacional de celulares voltou a cair no terceiro trimestre deste ano, de acordo com estudo IDC Mobile Phone Tracker Q3, realizado pela IDC Brasil.  A pesquisa apontou que entre os meses de julho e setembro de 2017 foram comercializados 12,4 milhões de aparelhos, 2% a menos do que no mesmo período do ano passado.

O total de celulares vendidos no período, 11,7 milhões foram smartphones, 5% a mais do que no terceiro trimestre de 2016, quando foram vendidos 11,2 milhões. A receita total cresceu 18% em relação ao terceiro trimestre de 2016, chegando a R$ 13,1 bilhões.

"O mercado de smartphones ainda apresentou crescimento se comparado com o mesmo período no ano passado, porém ficou abaixo das nossas expectativas para o período. O fim da liberação do FGTS e o adiamento de compra para a Black Friday e o Natal foram os principais motivos que levaram essa pequena queda”, diz o analista de pesquisa do mercado de celulares da IDC para América Latina, Leonardo Munin. 

O analista destaca ainda uma mudança de comportamento do brasileiro em relação aos aparelhos. “O consumidor procura por celulares com melhores funcionalidades. Os modelos que oferecem memória interna acima de 32GB representaram 10,6%, do total de smartphones vendidos em 2016. Em 2017, já representam 33% do acumulado das vendas até setembro.”
 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente