Participamos do

Crise política: governo espanhol alerta para alta taxa de desemprego na Catalunha

De acordo com o Ministério do Emprego e Seguridade Social espanhola, a instabilidade causada pelo movimento separatista afeta a criação de empregos e oportunidades
11:44 | Nov. 03, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governo da Espanha afirmou nesta sexta-feira, 3, que os dados de desemprego de outubro deste ano mostram a estagnação da criação de postos de trabalho na Catalunha. A região liderou em outubro a alta do desemprego na Espanha, com 14.698 desempregados a mais, o dobro do mesmo mês de 2016.

"A criação de emprego está parando na Catalunha porque a estabilidade política é fundamental para a criação de emprego e oportunidades", argumentou a ministra de Emprego e Seguridade Social espanhola, Fátima Báñez, em entrevista.

Ela se referiu assim ao processo separatista, promovido pelos ex-governantes catalães, que foram destituídos pelo Executivo espanhol no último dia 27 de outubro, logo depois que o Parlamento regional aprovou uma declaração de independência.

As mesmas autoridades catalãs tinham organizado antes, em 1º de outubro, um referendo de autodeterminação, considerado ilegal pela Justiça espanhola.

Fatima Báñez lembrou que foram criados apenas 1.700 empregos na Catalunha no último mês, quando em regiões similares, como Madri e na Comunidade Valenciana, esses números chegaram a 38 mil e 39 mil, respectivamente.

Segundo dados do Serviço Público de Emprego Estatal, publicados hoje, o número de desempregados aumentou em 56.844 pessoas em toda a Espanha em outubro, em comparação com setembro. O  número total subiu para 3.467.026.

 

Agência Brasil

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente