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22% dos consumidores tiveram o crédito negado em setembro último

A pesquisa ainda apontou que entre os consumidores que fazem empréstimo e financiamento mais da metade enfrenta dificuldades de pagar as dívidas

14:28 | 09/11/2017
No último mês de setembro, 22% dos consumidores brasileiros tiveram o crédito negado. Dados são da pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 9, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O levantamento apontou ainda que quase metade (45%) dos consumidores teve dificuldade em conseguir empréstimo ou financiamento no mercado. 

O estudo revelou que entre os 22% que tiveram o crédito negado em estabelecimentos comerciais, 9% estavam com o CPF negativado e 2% não tinham renda suficiente para adquirir o bem pretendido.

Ainda de acordo com o levantamento, considerando os consumidores que possuem empréstimos e financiamentos atualmente, 29% admitem ter havido atrasos ao longo do contrato e 23% disseram estar, no momento, com parcelas pendentes de pagamento, o que representa 52% de consumidores com dificuldades de pagar esse tipo de dívida. 

Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o momento de crise econômica intensificou o cuidado das instituições financeiras no momento de conceder crédito aos consumidores. "Com desemprego elevado, muitos nem conseguem comprovar renda. Com a retomada gradual da economia, a expectativa é de que esse quadro comece a se reverter aos poucos", afirma.

Já o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, alerta que alguns cuidados devem ser levados em conta na hora de contratar um empréstimo ou financiamento. Segundo ele, se o empréstimo não visa a cobrir uma necessidade emergencial, pode ser o caso de esperar mais um pouco para tal decisão.
 
 
Redação O POVO Online 
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