Participamos do

Previsão diz que Brasil terá a 12ª maior dívida do mundo em 2022

A dívida brasileira, em 2016, na relação com o PIB foi a 40ª maior do mundo. Em abril, a previsão do FMI era de que o Brasil teria a 19ª maior dívida global em 2022
20:57 | Out. 12, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Segundo previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgada nessa terça-feira, 10, a dívida brasileira representará 96,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, sendo a 12ª maior dívida do mundo, com valor estimado em R$ 8,8 trilhões. Em 2017, a dívida já representa 83,4% da renda brasileira, conforme os cálculos do FMI. As informações são da Folha de S. Paulo.

A piora do País é resultado da deterioração das contas públicas, onde as receitas não acompanham o crescimento das despesas no mesmo ritmo. O governo do presidente Michel Temer prevê que neste ano haverá um deficit primário de R$ 159 bilhões, sendo o quarto ano seguido de rombo nas contas públicas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A dívida brasileira, em 2016, na relação com o PIB foi a 40ª maior do mundo. Em abril, a previsão do FMI era de que o Brasil teria a 19ª maior dívida global em 2022. Para o governo, a forma de reduzir a dívida crescente é passar a reforma da Previdência, de modo a ajudar na contenção de gastos obrigatórios.

A chefe da Divisão de Estudos Econômicos Mundiais do FMI, Oya Celasun, afirmou que a reforma seria necessária para auxiliar o país a melhorar sua perspectiva fiscal. Ela disse ainda que a PEC do teto de gastos, aprovada em 2016, foi importante neste sentido.

As projeções do Fundo para 2022 colocam acima do Brasil países desenvolvídos como Japão, 1º da lista, que terá dívida bruta de 233,9% do PIB, e EUA, com 109,6% do PIB. Também aparecem Líbano, Erireia e Cabo Verde.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente