Participamos do

Porto do Pecém chega a 2 milhões de toneladas de placas de aço exportadas neste ano

O principal destino das exportação foi os Estados Unidos
14:17 | Out. 09, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]O Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, chegou a marca de 2 milhões de placas de aço exportadas neste ano. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 9, pela Cearáportos. O material é a principal carga de vendas ao mercado externo do Porto do Pecém.

 

O número de 2,005 milhões de placas foi atingido após embarcar 49.911,755 t de placas no navio Nord Mississipi que tem como destino o Porto de Altamira, no México. O presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, ressaltou a marca atingida como motivo de orgulho para os cearenses. “É um orgulho termos placas de aço de altíssima qualidade, made in ceará sendo exportadas pelo Porto do Pecém para o mundo, como por exemplo, a indústria de petróleo norte-americana", afirmou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

As placas produzidas pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) têm os Estados Unidos como o principal destino. Os norte-americanos receberam 40,5% do total movimentado (796.087t) pelo porto cearense, e em segundo lugar, a Turquia, com 16,8% (329.524 t).

 

No acumulado deste ano, o Porto do Pecém já recebeu 57 navios exclusivamente para o embarque de placas de aço. Com início das exportações em agosto de 2016, já foi exportado o total 2.607.376,9 de toneladas placas de aço.

 

O material é transportado da CSP até o Porto do Pecém por meio de carretas especiais. Em seguida, são recepcionadas e armazenadas no pátio de armazenagem do porto. A operação é feita com empilhadeiras “reach stackers”. Para o carregamento de navios, as placas são transportadas até o Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT), e ficam na área de pré embarque até serem embarcadas através de guindastes do tipo MHC (Guindaste Móvel Portuário).

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente