Participamos do

Procon Fortaleza realiza mutirão de renegociação de dívidas

Ação vai do dia próximo dia 11 ao dia 15 deste mês, na Praça do Ferreira e nos bairros Antônio Bezerra e Messejana
20:05 | Set. 06, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A partir da próxima segunda-feira, 11, moradores de bairros de Fortaleza poderão renegociar dívidas em mutirão do Procon Fortaleza em parceria com a Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF). A iniciativa começa na Praça da Ferreira e continua nos núcleos do órgão nos Vapt Vupts dos bairros Antônio Bezerra e Messejana até o próximo dia 15. A ação é em comemoração aos 27 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), estabelecido pela lei federal nº 8.078/90.
 
Participam do mutirão pelo menos 12 empresas, dentre bancos, operadoras de cartão de crédito, empresas de telefonia, água e esgoto e de energia elétrica. São elas: Apiguana, À Vista S/A Administradora de Cartões de Crédito, Banco do Brasil e cartões do Grupo, Bradesco e cartões do Grupo, Cagece, Claro, Enel/Coelce, FortBrasil, Banco Santander e cartões do Grupo, Tim, Banco Itaú e cartões do Grupo e Vivo/Telefônica.
 
A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, afirma que o momento é propício para conseguir descontos e liquidar dívidas. Ela alerta que o consumidor deve avaliar se as condições de parcelamento cabem no bolso para que a renegociação não acabe gerando outro débito. "Já tivemos casos em que houve redução de até 90% do débito, o que comprova o resultado satisfatório do mutirão", disse. Pelo menos 1.000 acordos devem ser fechados entre fornecedor e consumidor.
 
Para além das companhias que confirmaram participação no mutirão, o Procon lembra que o consumidor pode abrir reclamação contra qualquer empresa. Ainda assim, as empresas serão notificadas para audiência de conciliação. De acordo com o Procon, aproximadamente 330 audiências de conciliação já estão agendadas entre os dias 25 e 29 próximo.

Endividamento cresceu 730%

Só nos últimos três anos, aumentou 730% o número de consumidores endividados com empresas financeiras e bancos em Fortaleza, ainda conforme o Procon. Em 2014, eram 190 consumidores. No ano passado, esse número aumentou para 1.388. Os dados foram contabilizados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça.
 
Mutirão 
 
Consumidores interessados em participar do mutirão devem apresentar cópias da documentação pessoal e do comprovante de endereço, além de faturas de cobrança ou de contratos que comprovem a situação a ser renegociada com a empresa. Apenas moradores da Capital poderão renegociar.

Serviço

27 anos - Código de Defesa do Consumidor (CDC)
Lançamento do Mutirão de renegociação de dívidas
Data: segunda-feira, 11
Das 9h às 13 horas, na Praça do Ferreira

Programação nos bairros, sempre das 9h às 13 horas

12 de setembro (terça-feira)
Associação dos Moradores do Conjunto São Bernardo, rua Nossa Senhora de Fátima, 123, Conjunto São Bernardo.

13 de setembro (quarta-feira)
União dos Moradores do bairro Canindezinho, rua "B", 72, Conjunto São Francisco.

14 de setembro (quinta-feira)
União dos Moradores do Álvaro Weyne, rua São Francisco, 70, Álvaro Weyne.

15 de setembro (sexta-feira)
Associação Francisco de Assis, rua Major Facundo, 2549, bairro de Fátima.
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente