Participamos do

Maior parte dos empregos criados em julho passado foi na linha de produção da indústria

De acordo com o levantamento do Ministério do Trabalho, foram contratados 12.594 trabalhadores com carteira assinada na indústria da transformação no período
14:46 | Set. 11, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]No último mês de julho, o alimentador da linha de produção foi o profissional com mais criação de vagas de trabalho, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Foram contratados 12.594 trabalhadores com carteira assinada na indústria da transformação no período.

A ocupação aparece em primeiro em um ranking de contratações divulgado pelo Ministério do Trabalho, com criação de 12.002 novos empregos e uma média salarial de R$ 1.200. As oportunidades estão principalmente nas empresas da indústria de produtos alimentícios e das do material de transporte. Alimentação de linha de produção está na fabricação de produtos alimentares e bebidas, artigos de borracha e plástico, máquinas, equipamentos e aparelhos de material elétrico. Porém, ainda é uma função majoritariamente masculina.

Dessas mais de 12 mil vagas criadas em julho passado, 84% foram ocupadas por pessoas do sexo masculino, sendo a maioria jovens. Já a escolaridade que predominou foi o ensino médio (completo ou incompleto), correspondendo por 75% dos empregos no mês. Os empregados com até o ensino fundamental representaram 22%. Já os profissionais com nível superior foram minoria, ficando com somente 3% das vagas de emprego.

O ranking das ocupações no mês de julho passado mostra um aumento nas contratações nas atividades agrícolas, como trabalhador volante no campo e no cultivo de árvores frutíferas. O servente de obras teve de 4.458 novos postos de trabalho, refletindo o desempenho da construção civil, que, após 33 meses de resultados negativos, criou 724 vagas formais em julho deste ano.

Confira o ranking de ocupações de acordo com as vagas criadas em julho passado no País:

 1.Alimentador de Linha de Produção: 12.002
 2.Trabalhador Volante da Agricultura: 4.953
 3.Trabalhador no Cultivo de Árvores Frutíferas: 4.675
 4.Servente de Obras: 4.458
 5.Auxiliar de Escritório, em geral: 4.213
 6.Faxineiro: 3.566
 7.Repositor de Mercadorias: 2.781
 8.Assistente Administrativo: 2.559
 9.Embalador à Mão: 2.457
10.Atendente de Lojas e Mercados: 2.268
 
 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente