Participamos do

Governo e Fiocruz fecham parceria para pesquisas e educação

A sede da Fiocruz no Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, no Eusébio, deve ser inaugurada em novembro
14:33 | Ago. 30, 2017
Autor Irna Cavalcante
Foto do autor
Irna Cavalcante Repórter no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O Governo do Ceará e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinaram nesta quarta-feira, 30, um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de ações na área de ciência, tecnologia e educação no Estado. O documento foi assinado durante visita técnica ao Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, no Eusébio. Com investimento de R$ 800 mil, dentro de dois meses, um primeiro edital de pesquisa será lançado.

De acordo com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, as linhas prioritárias de pesquisa do edital ainda serão definidas, mas devem girar em torno da área de atuação do polo como pesquisas em biotecnologia voltada em benefício da saúde e a área de saúde da família.

Também serão firmada parcerias na área de educação. A sede da Fiocruz no Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, no Eusébio, deve ser inaugurada em novembro. Dentre as linhas de atuação está a produção de vacinas de base vegetal.  

A cerimônia contou com a participação do presidente do Instituto Pasteur, Christian Bréchot, que está prospectando trazer uma unidade do instituto para o Polo. Em junho, o governador Camilo Santana já tinha ido à França apresentar o equipamento.
 
Camilo destacou que a ideia é fazer do Polo de saúde uma referência no Brasil nas áreas de saúde, ensino, de pesquisa, e de produção de vacinas e medicamento.
 
 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente