Participamos do

AMA escolhe ideia sustentável da UFRN para o Ceará

O projeto será implantado na comunidade de Sítio Caiçara, em Jaguaruana, a 187 km de Fortaleza (CE)
10:40 | Ago. 24, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]A Sea Jr, empresa júnior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN), foi a vencedora do Desafio AMA, a água mineral da Ambev. O projeto será implantado na comunidade de Sítio Caiçara, em Jaguaruana, a 187 km de Fortaleza (CE).

O projeto de Aquaponia para organismos aquáticos e hortaliças para geração de renda em comunidades do semiárido receberá um aporte de R$ 30 mil para implementação.

O projeto utilizará a água proveniente dos poços financiados pela água AMA, que reverte 100% do lucro obtido com suas vendas a projetos de acesso à água no semiárido.

Haverá recirculação de água suficiente para a criação de peixes e para o cultivo de hortaliças.

A horta será regada com a água utilizada pelos peixes, que contém nutrientes fertilizantes.

“Será possível gerar renda de forma sustentável e uma economia de subsistência para as famílias da região”, explica Carla Crippa, gerente de sustentabilidade da Ambev.

Terá capacidade para produção de até 250 kg de peixe por tanque e de 3 mil mudas de hortaliças no espaço para hortas.

Estima-se que o lucro com a venda dos alimentos possa chegar a R$4.500 por mês e o valor investido possa ser recuperado em até 7 meses.

"O sistema não exige reabastecimento constante de água, apenas a reposição da quantidade perdida naturalmente na evaporação, que é mínima”, explica Eduarda Tayná de Almeida, presidente da Sea Jr e estudante de Engenharia de Aquicultura da UFRN. 

“Estamos muito felizes com esta conquista! Esperamos que nosso trabalho ajude a trazer renda e desenvolvimento para região. Nosso projeto foi criado pensado em uma forma de desenvolvimento prático, sustentável e fácil de ser gerenciado”. 

A segunda edição do Desafio AMA convocou 485 empresas juniores de todo o País a criarem soluções inovadoras para a geração de renda no semiárido, fáceis de serem replicadas em comunidades onde a AMA já está presente, como Jaguaruana, Aiuaba e Capistrano, no Ceará. 

O projeto vencedor foi anunciado no Encontro Nacional de Empresas Juniores 2017, o maior evento do Movimento Empresa Júnior brasileiro, realizado em Porto Seguro (BA).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente