Participamos do

Unimed Fortaleza retoma atendimento à Unimed Norte-Nordeste

Serviços programados foram suspensos por falta de pagamento da Unimed Norte-Nordeste à Unimed Fortaleza, mas foram retomados na manhã desta quarta-feira, 12
15:46 | Jul. 12, 2017
Autor Beatriz Cavalcante
Foto do autor
Beatriz Cavalcante Articulista quinzenal do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Unimed Fortaleza retomou atendimento eletivo (programado) aos clientes da Unimed Norte-Nordeste na manhã desta quarta-feira, 12. Ontem estavam interrompidos serviços devido ao atraso de pagamento da Unimed Norte-Nordeste, referente ao atendimento dos clientes na Capital. A retomada se deu mediante acordo.


Portanto, consultas médicas, exames, procedimentos e internações voltam a ser permitidos. Em nota, a Unimed Fortaleza informa que casos de urgência e emergência, assistência para os pacientes internados ou em tratamentos sequenciais específicos (terapias oncológicas, diálise e terapias com imunobiológicos) não foram suspensos e se mantêm normalizados.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Intercâmbio

A prestação de serviços entre os clientes das Unimeds funciona por intercâmbio entre as cooperativas. Quando fora da área de cobertura, uma Unimed presta serviço médico por outra, mediante ressarcimento dos serviços. Assim, se cliente Norte-Nordeste for atendido na Capital pela rede da Unimed Fortaleza, esta deve ser ressarcida pela Unimed Norte-Nordeste.

 

Tanto a Unimed Norte-Nordeste quanto a Fortaleza são cooperativas de assistência à saúde que integram o Sistema Unimed. Cada uma atua de forma independente, sem vínculo financeiro ou econômico entre elas. Cada mercado/cidade tem a sua singular.

 

Dados

 

Conforme a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Unimed Norte/Nordeste, que tem sede em João Pessoa, registra 101.397 consumidores. Ganhou maior proporção no Ceará quando adquiriu a carteira da Camed Vida, com sede em Fortaleza, pertencente à Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste, com cerca de 100 mil vidas. A compra foi aprovada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em agosto de 2014.
 

Ainda segundo dados da ANS, o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) da Unimed Norte/Nordeste, calculado a partir de indicadores definidos pela própria Agência, é de 0,7372 numa escala de 0 a 1. A operadora apresenta boa disponibilidade financeira, indicador que aponta a capacidade da operadora em honrar seus compromissos advindos da operação de planos de saúde no curto prazo. O índice da operadora é de 0,9927 na escala que vai até 1. Para chegar ao resultado, a Agência toma com base informações financeiras periódicas enviadas pela operadora. 

 

Sistema

Hoje, o Sistema Unimed é composto por 360 cooperativas médicas, entre Singulares, Federações e Confederação.  As Unimeds locais atuam no âmbito dos municípios e são denominadas Unimeds Singulares.  As Singulares de um mesmo estado organizam-se em Federações estaduais, e as Federações, por sua vez, reúnem-se em uma Confederação Nacional, a Unimed do Brasil.
 
A Unimed está presente em 83% do território nacional, prestando assistência para mais de 19 milhões de clientes. O Sistema Unimed se integra por meio de intercâmbio, que é o atendimento estabelecido entre as Unimeds por meio de normas, regras e diretrizes.

 

Nacionalmente, os clientes contam com cerca de 360 cooperativas Unimeds, com mais de 112 mil médicos, mais de 3.100 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais próprios e credenciados para garantir dar assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente