Participamos do

Chanceler Airton Queiroz deixa legado na educação, arte e cultura

13:32 | Jul. 03, 2017
Autor Irna Cavalcante
Foto do autor
Irna Cavalcante Repórter no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um homem de visão empresarial, que via na educação a ponte necessária para o desenvolvimento do Estado e um entusiasta da arte e da cultura. Esta é a lembrança que fica do presidente da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor) e um dos sócios do Grupo Edson Queiroz, o chanceler Airton Queiroz, 70, que faleceu na madrugada desta segunda-feira, 3, no Hospital Mont Klinikum, onde estava internado há mais de 90 dias, em São Paulo.

[SAIBAMAIS]

Ainda não há informações sobre velório e enterro do empresário. Airton, ao lado da mãe, Yolanda Queiroz, teve papel fundamental na trajetória do Grupo Edson Queiroz, um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Também tinha uma vida dedicada à história da arte. Era um dos maiores colecionadores da América Latina e seu acervo passava por quinhentos anos de história, do século 17 ao século 21. No ano passado, organizou a Coleção Airton Queiroz, no Espaço Cultural Unifor, que reunia 254 obras de 109 artistas, como Portinari, Di Cavalcanti, Volpi, Anita Malfatti, Antonio Bandeira, Sérvulo Esmeraldo e Leonílson, além de artistas internacionais como Monet, Renoir, Miró e Dalí.

 

Era também benemérito da Academia Cearense de Letras. Em fevereiro deste ano, foi homenageado durante a solenidade pelos 120 anos da instituição. “A educação e a arte foram as grandes paixões de Airton. Ele trouxe um novo olhar para o plano geral da educação, que entendia que não era só ensino, era a formação, a profissionalização e a Unifor nasceu sobre este olhar de quem acreditava que precisava impulsionar o estado do Ceará através da educação”, afirmou o presidente da Academia Cearense de Letras, Ubiratan Aguiar.

 

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry de Holanda Campos, afirmou que essa perda assume grande dimensão quando se avalia não apenas a atuação de Airton como empresário de sucesso, mas também quando se observa o que ele representou, para o Ceará, nos cenários da Educação Superior, da Cultura e das Artes.

 

“A Unifor, grande legado que recebeu de seu pai, Edson Queiroz, agigantou-se em suas mãos e atingiu invejável nível de qualidade. Não foram poucas as ocasiões, ao longo de décadas, em que Unifor e UFC estabeleceram colaboração mutuamente benéfica, objetivando a concretização de projetos em diferentes áreas do conhecimento. Noutra vertente, a Unifor sobressai pela amplitude de sua ação social, mais uma expressão da sensibilidade do Chanceler Airton”, ressaltou Henry Campos.

 

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio), Luiz Gastão Bittencourt, também lamentou a perda. “O chanceler teve um papel preponderante na formação de milhares de cearenses e na própria concepção da formação profissional de todo Estado. Como empresário, também sempre foi uma pessoa muito ativa, que ao lado da mãe, Yolanda, ajudou a conduzir a expansão do grupo”.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente