Participamos do

Arrecadação de impostos diminui e Governo terá dificuldades em realizar ajuste fiscal

Os dados reforçam as projeções para um déficit primário significativo em maio, influenciado também pelos fatores sazonais, como o repasse de fundos para os estados e municípios
10:05 | Jun. 14, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A arrecadação de impostos no País diminuiu no último mês de maio. Houve uma retração na comparação o mesmo período de 2016, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), sistema que contabiliza todas as despesas e receitas da União.
 
O levantamento da Siafi aponta que ocorreu no último mês uma queda generalizada dos impostos, principalmente aqueles diretamente relacionados à atividade econômica, como a Cofins e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Os dados reforçam as projeções para um déficit primário significativo em maio, influenciado também pelos fatores sazonais, como o repasse de fundos para os estados e municípios. A receita extra adquirida com o Imposto de Renda em abril foi dividida com governos estaduais e prefeituras em maio, da mesma forma que a receita de participações especiais do petróleo.
 
No acumulado dos quatro primeiros meses de 2017, a União apresentou um déficit de R$ 19,6 milhões em tributos. Com a continuidade dos números negativos, o cumprimento da meta fiscal deste ano pode depender de receitas extraordinárias (não recorrentes). Na última terça-feira, 13, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cancela os precatórios (dívidas que a Justiça manda o Estado pagar) e requisições de pequeno valor (RPV) que não tenham sido requisitados pelo credor há mais de dois anos e que estejam depositados em instituição financeira oficial. A expectativa da União é obter R$ 8,6 bilhões com a medida. Agora, o projeto segue para votação no Senado.
 
Os números oficiais da arrecadação de impostos no mês de maio ainda serão divulgados pela Receita Federal do fim deste mês de junho.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente