Participamos do

Tecnologias de baixa emissão de carbono para pecuária serão apresentadas em Fortaleza

Uma das discussões no evento será sobre a produção de biogás a partir de dejetos
12:45 | Jun. 27, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Fortaleza vai receber no próximo dia 7 o 1º Fórum sobre Pecuária de Baixa Emissão de Carbono. No PECNordeste 2017 (Seminário Nordestino de Pecuária) serão apresentadas novas tecnologias e alternativas para a redução de emissão de carbono. O evento será realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Embrapa.

De acordo com a organização do fórum, o objetivo do encontro é sensibilizar a cadeia produtiva de bovinos de corte e leite para o uso de tecnologias que, além de reduzir emissões propiciem a sustentabilidade, como a gestão racional da água e dos alimentos, a implantação de biodigestores, compostagem e a geração de energia elétrica por meio do biogás produzido a partir de dejetos, inclusive em sistemas confinados. A avaliação sobre a viabilidade dos projetos será concluída ainda no segundo semestre deste ano.

O auditor fiscal federal agropecuário do Mapa e coordenador técnico do projeto, Sidney Medeiros, disse que o projeto é relevante devido à contribuição da meta global do Plano Setorial de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas na Agricultura, Plano ABC.

O fórum é destinado a produtores, técnicos, acadêmicos e agentes financiadores. Entre os palestrantes, além de Sidney Medeiros, estão os consultores Cleandro Pazinato Dias, Fabiano Coser e o pesquisador da Embrapa, Marcelo Henrique Otenio. “Vamos tratar do aproveitamento de resíduos e o consequente aumento de renda dos pecuaristas, estimulando o uso adequado do biofertilizante gerado pela própria atividade”, adianta o consultor do Mapa e médico veterinário, Cleandro Pazinato Dias.
 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente