Participamos do

Hugo Figueirêdo assume Cegás

O novo diretor presidente da Companhia de Gás do Ceará deverá auxiliar em projetos como a usina de regaseificação no Porto do Pecém e transferência do Parque de Tancagem do Mucuripe para o Pecém
20:47 | Jun. 05, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

O engenheiro Hugo Santana de Figueirêdo Junior tomou posse nesta segunda-feira, 5, como diretor presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás). Ele já veio de cargo anterior no Governo, como titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag).

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para a gestão na Cegás, a promessa de Figueirêdo é aumentar a rede de gás natural para os segmentos industrial, comercial e residencial. "A Cegás é uma empresa relativamente nova, tem uma trajetória de efetiva colaboração para o desenvolvimento do Estado, já é um bom exemplo de parceria entre o setor público e privado, e tem tudo para se transformar numa referência de eficiência para todo o país”, disse, em nota, o novo diretor presidente da Cegás.

[SAIBAMAIS] 

 

Como projetos em que a Cegás deve entrar, tendo à frente Figueirêdo, estão o redimensionamento da planta de gaseificação do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, bem como contribuir para uma solução da transferência do parque de tancagem de combustíveis do porto do Mucuripe para o do Pecém. “Além disso, queremos contribuir ativamente com as discussões do programa Gás para Crescer”, disse Figueirêdo, referindo- se ao projeto do Governo Federal que visa redefinir os parâmetros para o mercado de gás natural no País.

 

Atualmente a Cegás executa a construção do aterro sanitário de Caucaia, com produção de biometano. “Trata-se de um gás renovável, ambientalmente sustentável, fruto de um dos maiores projetos em curso no País e que deve aumentar em 20% a oferta de gás natural para consumo não térmico no Estado”, afirmou Figueirêdo.

 

A Cegás passa atualmente por um processo de avaliação do Governo do Estado, por meio da Seplag. O estudo mostrará se é interessante uma concessão da Companhia.

 

Perfil

Ex-secretário de planejamento do Ceará, Figueirêdo é professor da Universidade Federal do Ceará,  doutor em Economia de Negócios pela Wageningen University (Holanda), mestre em Administração de Empresas pelo Rensselaer Polytechnic Institute (EUA) e graduado em Engenharia de Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente